Município do Seixal adere à reciclagem de cápsulas de café

04 Jul '24

A Câmara Municipal do Seixal, a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e a Amarsul assinaram ontem, dia 3 de julho, o protocolo de reciclagem de cápsulas de café, formalizado no auditório dos Serviços Centrais da autarquia.

Na ocasião, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que «é com agrado que constatamos que em todas as áreas da reciclagem o concelho do Seixal é um dos municípios que mais reciclam no país e isto deve-se ao trabalho em conjunto, um trabalho de sensibilização junto da população, realizado pelas autarquias, escolas, nas áreas da educação ambiental, entre outros».

Sobre o protocolo celebrado também pelos representantes das seis maiores empresas de café a nível nacional, Paulo Silva mencionou que «é muito fundamental este passo. Esta união de esforços vai dar frutos muito importantes e vamos dar uma nova vida às cápsulas de café. Estamos orgulhosos por nos associarmos a outros municípios onde esta já é uma prática corrente», disse o presidente da autarquia.

A execução desta medida, no concelho do Seixal, será sustentada em dois ecocentros municipais fixos (um destes em fase final de construção), num ecocentro móvel e nalguns pontos de recolha existentes nos várias equipamentos municipais, nomeadamente nos edifícios dos Serviços Centrais e dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, permitindo a reciclagem integral dos recetáculos de café, dando-lhes uma nova vida.

Pretende-se também envolver as quatro juntas de freguesia do concelho, criando pontos de recolha nas suas áreas de atendimento ou noutros espaços designados para o efeito e, numa segunda fase, envolver os restaurantes que farão parte do circuito exclusivo de biorresíduos.

Os munícipes podem desde já depositar as suas cápsulas de café usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio), para posterior reciclagem. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão noutros objetos do quotidiano, como, por exemplo, mobiliário urbano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

O Seixal junta-se, com a celebração deste protocolo, aos concelhos de Cascais, Guimarães, Lisboa, Cantanhede, Vila Nova de Famalicão, Almada, Condeixa-a-Nova e Moita, na assunção desta prática amiga do ambiente. Este é mais uma medida rumo ao compromisso com a sustentabilidade, promoção da economia circular e que torna o concelho num território cada vez mais sustentável.

Na cerimónia, estiveram presentes representantes de todas as entidades signatárias do documento: Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, Cristina Saraiva, presidente da Comissão Executiva da AMARSUL, e os representantes das seis maiores empresas de café a nível nacional, nomeadamente Nestlé, Delta Café, Massimo Zanetti, UCC, Newcoffee e JMV.