Autarquia concluiu a instalação de 128 novos oleões

-
02 Dez '24

A Câmara Municipal do Seixal finalizou a instalação de 128 novos oleões, que contam com uma nova imagem, e estão distribuídos estrategicamente pelas freguesias para facilitar o acesso da população.

A rede anterior contemplava 84 oleões e com esta expansão pretende-se incentivar os munícipes a adotar práticas mais conscientes e responsáveis no descarte de resíduos. O óleo alimentar usado, muitas vezes descartado incorretamente no sistema de esgotos, é um dos principais poluentes das águas e representa um grande desafio ambiental.

Os novos oleões estão disponíveis em locais de fácil acesso, incluindo mercados, espaços comerciais, escolas e zonas residenciais de maior densidade populacional. Assim, os residentes poderão entregar o óleo usado de forma simples e prática, contribuindo para a sua transformação em biodiesel e outros subprodutos sustentáveis.

Destaque para as características inovadoras que estes equipamentos possuem: todos têm um QrCode que dá acesso à plataforma de gestão dos oleões, em que se pode consultar informação sobre toda a rede de equipamentos espalhados no concelho. Estão ainda equipados com um sensor de enchimento que aciona, remotamente, o pedido de despejo. Estes sensores são alimentados por painéis fotovoltaicos, o que permite a total autonomia e sustentabilidade de cada oleão.

Esta ação surge também numa altura particularmente pertinente, em que as festividades natalícias e de fim de ano aumentam significativamente a produção de óleos alimentares usados e, por isso, é essencial reforçar a sensibilização para a reciclagem de óleos e que os nossos munícipes sejam agentes de mudança, participando ativamente na preservação do meio ambiente, especialmente numa época tão simbólica como esta.

Com esta medida, a autarquia do Seixal reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e convida todos os munícipes a colaborar, contribuindo para um futuro mais verde e limpo.

Consulte o oleão mais próximo de si, aqui.


O Seixal limpo é uma missão coletiva!

Partilhar

Está aqui