Seixal apresenta o Ciclo Cinema Liberdade
Em 2023, o Ciclo Cinema Liberdade decorre nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, com uma programação dirigida às escolas e ao público em geral. A entrada é gratuita.
O projeto integra as Comemorações do 25 de Abril e potencia mais uma vez a consciencialização para o tema da liberdade, a importância da mesma e os perigos que esta corre, especialmente em contextos tão difíceis como os que temos vindo assistir nas últimas décadas e, em particular, nos últimos anos.
A entrada é gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento.
PROGRAMA PARA PÚBLICO EM GERAL
18 de abril, terça-feira, 21.30 horas
O Jovem Cunhal
De João Botelho, 2022
M/ 12 anos
Encontrar o modo certo de filmar o percurso de um jovem complexo e corajoso foi, para o realizador, tão difícil como fascinante. [+]
19 de abril, quarta-feira, 21.30 horas
Transversais
De Émerson Maranhão, 2021
M/ 12 anos
Um filme que narra a história de cinco pessoas que possuem a vida atravessada pela transexualidade, de maneiras distintas. [+]
20 de abril, quinta-feira, 21.30 horas
A Noiva
De Sérgio Tréfaut, 2022
M/ 12 anos
Uma adolescente europeia foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh e torna-se uma noiva da Jihad. [+]
1.ª sessão
Chuvas de Março
De Duarte Henriques (curta-metragem), 2022
M/ 12 anos
Inclui conversa com o realizador no final da sessão
A história de Francisco Godinho, um soldado português que foi enviado para as colónias, no começo da Guerra de Independência de Angola. [+]
2.ª sessão
PROGRAMA PARA AS ESCOLAS
18 de abril, terça-feira, 15 horas
A Ganha Pão
De Nora Twomey, 2017
M/ 12 anos
Sessão para alunos do 2.º ciclo do ensino básico
A história de resiliência e de coragem de uma jovem afegã disposta a tudo para salvar a família, num filme de animação de Nora Twomey.
Em 2001, o Afeganistão está sob domínio dos talibãs e Parvana, uma menina de 11 anos, vê a sua vida mudar completamente quando o pai é injustamente acusado e preso. Uma vez que, segundo os preceitos talibãs, nenhuma mulher pode trabalhar fora de casa, a mãe fica sem meio de sustentar os filhos. É assim que a pequena Parvana toma uma decisão corajosa: cortar o cabelo, vestir roupas de rapaz e procurar trabalho. Com isto ela vai descobrir um mundo cheio de injustiças, onde a sobrevivência, difícil, depende quase exclusivamente da solidariedade.
Estreado no Festival de Cinema de Toronto e nomeado para o Óscar na categoria de Melhor Filme de Animação, um drama escrito e realizado por Nora Twomey (correalizadora da animação «The Secret of Kells», também nomeada para um Óscar) que adapta a obra homónima da ativista canadiana Deborah Ellis.
Com produção de Mimi Polk Gitlin e Angelina Jolie, a versão original conta com as vozes de Saara Chaudry, Soma Bhatia, Kane Mahon, Laara Sadiq e Shaista Latif.
19 de abril, quarta-feira, 10 horas
O Profeta
De Roger Allers e Gaëtan Brizzi, 2014
M/ 6 anos
Sessão para alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Baseado na obra mais conhecida do poeta libanês Kahlil Gibran, que vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo, «O Profeta» é um filme de animação escrito e realizado por Roger Allers («O Rei Leão»).
O filme conta a história de Mustafa, um prisioneiro político que, por acaso do destino, conhece uma menina traquinas de oito anos, Almitra, na ilha fictícia de Orfalés. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas através de nove histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade. Numa narrativa que circula entre a clausura da sua condição e a liberdade dos seus ensinamentos, Mustafa leva a menina a embarcar em mundos imaginários de cortar a respiração.
A atriz e produtora Salma Heyek coproduziu o filme e deu voz a Kamila, mãe de Almitra. O elenco vocal da versão original conta também com as participações de Liam Neeson (Mustafa), John Krasinski, Alfred Molina, Frank Langella e Quvenzhané Wallis (Almitra). A banda sonora é composta pelo galardoado pela Academia Gabriel Yared com as colaborações de Damien Rice, Glen Hansard, Lisa Hannigan e Yo-Yo Ma.
20 de abril, quinta-feira, 15 horas
Transversais
De Émerson Maranhão, 2021
M/ 12 anos
Para alunos do 3.º ciclo e secundário
O documentário narra a história de cinco pessoas que possuem a vida atravessada pela transexualidade, de maneiras distintas. A película acompanha as personagens e retrata as diferenças de classes, ocupações e vivências, especialmente nos depoimentos que envolvem as relações com os pais. Samilla (funcionária pública), Érikah (professora), Caio José (enfermeiro), Kaio Lemos (antropólogo e pesquisador) e Mara, mãe de uma mulher trans. São estas as personagens que na tela contam as histórias de como lidaram com situações transfóbicas, dificuldades de aceitação familiar e conquistas.
Um filme que veio dar enfoque a um tema pouco querido na ala conservadora do Brasil, tratando o assunto, encontrando formas de diálogo para quem não está disposto a ouvir.
Partilhar