Espetáculo Templo de Sílica estreia este sábado

28 Jul '23

Templo de Sílica é um espetáculo de Xullaji com o grupo Peles Negras Máscaras Negras, cuja primeira versão é apresentada este sábado, dia 29 de julho, na Casa da Cultura, em Ílhavo, numa  coprodução com a Câmara Municipal do Seixal

Este é um ensaio sobre a tecnolatria, a fascização tecnológica, colonialismo digital e necropolítica, que explora a ideia de humanização das máquinas e da robotização dos humanos. Um espetáculo permanentemente em aberto porque cada apresentação é antecedida por um período de residência artística. Foi o que sucedeu em Ílhavo e será o que irá acontecer em 2024, no Seixal, aquando da apresentação de Templo de Sílica no nosso município.

De origem cabo-verdiana, Xullaji foi criado na Margem Sul, em Arrentela. É engenheiro de som, rapper e ativista. Enquanto Chullage, o seu anterior nome artístico, tornou-se um nome de referência dentro do movimento hip-hop lusófono. É também cofundador do coletivo Peles Negras Máscaras Negras – teatro do escurecimento, um grupo de teatro comunitário que mantém uma prática de discussão horizontal junto da comunidade africana da periferia.