Biblioteca promove atividades para todos

29 Ago '23

A Biblioteca Municipal do Seixal tem previstas, a partir do mês de setembro, diversas atividades e iniciativas, procurando chegar a públicos distintos e de várias idades, com maior enfoque nas crianças e jovens.

A rubrica Hora do Conto, a realização de workshops e ateliês temáticos e as várias ofertas formativas disponibilizadas são alguns dos destaques promovidos neste espaço de interação sociocultural existente na sede do concelho.

Hora do Conto: «O Ladrão de Folhas», de Alice Hemming e Nicola Slater
Horário: de setembro a dezembro, de terça a sexta-feira, 10.30 e 14.30 horas
Destinatários: público escolar (pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)
Nota: marcação prévia para escolas, infantários e grupos
[+ info]

Ateliê complementar à Hora do Conto: Esquilo Tonto, Salta do Conto!
Horário: de setembro a dezembro, de terça a sexta-feira, 10.30 e 14.30 horas
Destinatários: público escolar (pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)
Nota: marcação prévia para escolas, infantários e grupos

Mostra informativa e bibliográfica: De Volta à Escola
Horário: de 5 a 29 de setembro, no horário de funcionamento da Biblioteca
Destinatários: crianças dos 4 aos 12 anos e público em geral

Oficina de Literacia Digital: Aprender numa Tarde
Descrição: Conceitos gerais de informática; Processamento de texto e formatação; Internet: pesquisa de informação, mensagens instantâneas e VoIP; Criação de contas de correio eletrónico.
Datas: 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 15 às 18 horas
Destinatários: público em geral, maiores de 16 anos
Notas: em colaboração com a Associação RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica. Marcação prévia até ao dia 8 de setembro

Arca de Histórias
Descrição: sessões de Hora do Conto que partem do livro como objeto de prazer, com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura a partir da magia das histórias e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral, estimular o raciocínio, desenvolver a curiosidade e estimular a criatividade.
Data: de setembro a dezembro, aos sábados, 16.30 horas
Destinatários: crianças dos 4 aos 12 anos (de 4 a 25 participantes)

Hoje… sou bibliotecário!
Descrição: Permitindo às crianças vivenciar a realidade da biblioteca, é-lhes transmitido, de forma interativa, noções de pesquisa dos temas nas estantes e na base de dados da biblioteca, de forma a fomentar a sua autonomia, participação e desenvolvimento enquanto utilizadores do espaço.
Data: durante todo o ano, de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 20.30 horas. Sábados entre as 14.30 e as 20.30 horas. Duração aproximada: 2 horas
Destinatários: público individual, dos 8 aos 12 anos
Notas: marcação prévia no Espaço Júnior

Visitas à Biblioteca Municipal do Seixal
Descrição: Visita orientada aos serviços da biblioteca municipal, para públicos diferenciados.
Data: durante todo o ano, no horário de funcionamento da biblioteca
Destinatários: público em geral
Nota: marcação prévia para grupos