FiSahara | Ocupación S.A. e 3 Cámaras Robadas

  • 05
    Quinta-feira
    Outubro 2023
21.30 h


O Espólio de Recursos Naturais – Territórios Ocupados

Sessão de 58 minutos.


Ocupación S.A.

De Laura Dauden e Sebastián Ruiz Cabrera 
Brasil, Espanha | 2020 | 41 minutos
Idiomas: castelhano, inglês e árabe hassani

Sinopse

«Ocupación S.A.» é o retrato de uma traição. Com uma abordagem minuciosa e sem precedentes, o documentário apresenta os nomes dos empresários e políticos espanhóis envolvidos na exploração económica do Saara Ocidental, a última colónia em África e um dos territórios mais violentos, militarizados e censurados do mundo. Os testemunhos registados neste documentário revelam a cadeia de silêncios e mentiras que começa nos centros de poder europeus e termina nas cidades ocupadas por Marrocos, onde os homens e as mulheres saarauí resistem à privação e negação dos seus direitos.

 

3 Cámaras Robadas | 3 Stolen Cameras

De Equipe Media e RåFILM 
Saara Ocidental, Suécia | 2017 | 17 minutos
Idioma: árabe hassani

Sinopse

Membros do coletivo Equipe Media no Saara Ocidental lutam para manter as suas câmaras de vídeo seguras. Esta é a história sobre como ultrapassar a censura numa zona onde as autoridades marroquinas conseguiram implementar um bloqueio quase absoluto aos meios de comunicação social.

 

FiSahara

Criado em 2003 por gente do povo saarauí, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos, que busca entreter e capacitar aquele povo através do cinema, bem como aumentar a consciencialização internacional sobre a ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental.

 

 

Formulário online

Público-alvo
Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
A entrada é gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento

Está aqui