Cineclube Seixal – Projeção de Curtas-metragens
-
25SábadoNovembro 2023
Uma sessão de apresentação de curtas-metragens que resultaram do projeto CineClube Seixal. Destinado a jovens entre os 15 e os 20 anos, residentes no concelho do Seixal, este projeto proporcionou-lhes a possibilidade de aprender a fazer um filme, com uma equipa que os orientou da produção à escrita do guião, à realização e montagem do filme, e que disponibilizou todo o material necessário para fazer a curta-metragem.
Com o tema «Filma a Tua Cidade», esta iniciativa teve por objetivos incentivar a criatividade artística dos jovens e contribuir para a sua formação cultural integral, estimulando a sua aproximação às artes e à participação cívica na valorização e respeito pelo território. O CineClube Seixal procura ainda criar condições de aprendizagem e de desenvolvimento da análise de diversos temas através das potencialidades da linguagem cinematográfica.
Máscaras, de Miguel Castanhas
Artur e Bruke são amigos há muito tempo. Andavam na mesma cidade, na mesma escola, no mesmo clube. Um dia, quando Artur entra pela porta do clube e vê o seu amigo diferente pela primeira vez, soube que algo estará prestes a começar a acontecer.
Um Bem Maior, de Tiago Mateus
Três jovens numa reflexão sobre skate.
Todas as Minhas Sombras, de Rita Grazina & Matilde Pereira
Quando uma jovem rapariga acorda num sítio, da qual lhe é desconhecido, apercebe-se que está presa na sua própria mente. Com a ajuda do Subconsciente, Mili enfrenta uma grande decisão: deixar todas as suas sombras consumirem-na ou fazê-las desaparecer.
Isto És Tu!, de Bruna Almeida & Cátia Dâmaso
Alice é uma jovem estudante de direito, tem 19 anos e vive focada nos estudos e em manter uma postura profissional. No entanto, a sua vida está prestes a mudar, com a chegada de uma figura misteriosa que lhe mostrará a magia presente na simplicidade da vida.
Analogicamente, de Raquel Porfírio & Tiago Mateus
A caminhada de uma rapariga que tenta fugir do seu ambiente familiar problemático.
Sonhos de Gabriel, de Naymira Silva
Gabriel despede-se da mãe e vai dormir. Enquanto dorme, começa a sonhar com várias coisas que estão ligadas à sua personalidade.
A Nossa União, de Beatriz Lourenço
O clarinete desempenha tanto papéis melódicos quanto de acompanhamento musical. Muitas vezes é responsável por executar belas melodias, passagens rápidas ou até solos magníficos. E quem toca clarinete? Será que é conduzido pelo instrumento ou utiliza-o para unir pessoas com a força da música?
Eu Matei Alguém, de Ariel Patience
Íris, uma jovem de 17 anos, mata alguém e vê-se confrontada com as memórias e emoções que levaram a esse acontecimento.
A Chave, de Isabel Reis
Vitória acidentalmente entra em contacto com uma entidade da floresta chamada Zadkiel, que perdeu algo importante.Vitória decide ajudar Zadkiel.
A Festa, de Matilde Valente
Bella, uma jovem adolescente, vai a uma festa em casa de uma amiga onde encontra Mateus, o rapaz por quem está apaixonada.
A iniciativa decorre no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal, celebrado no dia 26 de novembro.
Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)