Intransitivo: Um Documentário sobre Narrativas Trans

Maio 2024
21.00 h

O Seixal, como concelho inclusivo em que todas as pessoas têm lugar, participação e voz, assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, celebrado a 17 de maio, com a exibição deste filme e com o hastear a bandeira LGBTI+, às 9 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal. O momento simbólico conta com a participação de Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e integra igualmente um momento musical e a leitura de um poema.

Intransitivo: Um Documentário sobre Narrativas Trans

De Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef, Luka Machado
Versão original em português, com legendas em português brasileiro
Documentário | Brasil | 2022 | 72 minutos
Classificação etária: M/ 16 anos.
Parceria: Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer

Após o seu visionamento inclui um momento de conversa/debate com a participação de João Ferreira, diretor artístico do Queer Lisboa, e de Rita Paulos, diretora executiva da CasaQui.

A iniciativa decorre no âmbito do Maio Social 2024.

Sinopse

2021. Pandemia. Brasil (o país que mais mata pessoas trans e travestis pelo 13.º ano consecutivo). Em pleno momento político critico e perigoso, um grupo trans-centrado viaja pelo Rio Grande do Sul e conversa com outras oito pessoas transgénero. As entrevistas abordam questões relacionadas com transição e outros atravessamentos identitários e interseccionais, tais como classe, raça, idade, sexualidade e corpo. Nos bastidores, acompanhamos conversas entre a equipe, discussões sobre os temas abordados e as suas relações interpessoais durante as viagens.

Auditório Municipal de Miratejo
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço