Seixal recebe festa de encerramento do Kid's Guernica

20 Maio '24

O Seixal vai ser o anfitrião da Festa de Encerramento da 9.ª edição do projeto Kid's Guernica. O evento decorre no dia 24 de maio, no Parque Municipal do Serrado, em Amora, e vai juntar cerca de 5 mil alunos de escolas da região de Setúbal.

Esta festa assinala o final do projeto, em que alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário da região de Setúbal são desafiados a criar trabalhos artísticos sobre a paz, assinalando o bombardeamento da cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Na festa de encerramento, os alunos finalizam a pintura do trabalho vencedor numa tela gigante, em momentos de partilha, cooperação e cumplicidade, e serão exibidos todos os trabalhos realizados.

Além da pintura da tela, decorrem atividades desportivas e culturais durante todo o dia no Parque do Serrado.

Esta iniciativa é organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, em parceria com os municípios e as escolas da região. A festa de encerramento é organizada em parceria com a Câmara Municipal do Seixal.

O projeto

O projeto Kid's Guernica é um projeto artístico internacional, que surge da vontade de promover os valores da paz, através da expressão artística, assinalando o bombardeamento da cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Trata-se de confiar às crianças e jovens do mundo inteiro a tarefa de realizar coletivamente uma tela sobre o tema da paz, com as dimensões da emblemática pintura «Guernica» – de Picasso – , de 7,8 metros por 3,5 metros.

Em Portugal, esta iniciativa é organizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal em parceria com os municípios e as escolas da região.

A 9.ª edição

A 9.ª edição do projeto Kid’s Guernica tem como tema os 50 anos do 25 de Abril, um marco fundamental na instauração da democracia no nosso país. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário foram desafiados a criar trabalhos artísticos que depois foram selecionados por um júri.

Foram escolhidos três trabalhos finais, mas apenas um deles vai ser reproduzido em tela, nas dimensões do quadro «Guernica», de Pablo Picasso. A tela é concluída na Festa de Encerramento, coletivamente, onde também estarão expostos todos os trabalhos selecionados.

Festa de Encerramento

Programa do palco

Das 10.30 às 11 horas
Projeto Clave – Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Das 11.15 às 11.45 horas
Grupo de percussão e Samba «Sons do Mundo» – Escola Secundária de Amora
Banda da Escola Secundária da Amora

Das 11.45 às 12.15 horas
Ateliê de hip-hop – Via Urbana

Das 12.15 às 14.30 horas
DJ Tarik Chand e Via Urbana

Das 14.30 às 15 horas
«Vozes D'Alcácer» – Escola Básica Pedro Nunes, Alcácer do Sal

Cerimónia de entrega de prémios

A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.