Milhares de jovens viveram e cantaram a liberdade no Seixal

20 Jun '24

O concelho do Seixal recebeu, no passado dia 15 de junho, na Quinta da Marialva, em Corroios, a 9.ª edição do Festival Liberdade. Uma iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal que o Seixal teve grande satisfação em acolher pela terceira vez, em especial neste ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril e em que assume particular relevância a celebração da liberdade e dos valores de Abril.

Foram mais de 30 associações envolvidas e mais de 20 mil visitantes a passarem pela Quinta da Marialva, com forte representação dos jovens do concelho.

O Festival Liberdade 2024 veio trazer novas expressões e acrescentar valor à habitual Festa de Final de Ano Letivo realizada pela Câmara Municipal do Seixal e pelas associações de estudantes do concelho, dando-lhe uma programação mais diversa, com espaço para as várias expressões da liberdade, e uma dimensão regional.

Com uma programação feita em total parceria com o movimento associativo juvenil, o Festival Liberdade contou com atividades desportivas, animação de rua, uma mostra associativa e inúmeros espetáculos culturais de jovens artistas, bandas jovens e associações de toda a região, que tomaram conta dos quatro palcos do festival. Destaque ainda para o Semáforo da Participação, um novo instrumento de auscultação municipal que se estreou com grande sucesso no Festival Liberdade.

A programação, que decorreu ao longo de todo o dia, contou com a participação de vários grupos do concelho – Bonaparte, diversos projetos do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, tais como os Talentos Kids, Diogo Abreu, Via Urbana, Grupo Musical da Escola Secundária João de Barros, entre outros – e terminou no Palco Carlos Paredes, com a atuação dos jovens finalistas do Canta!, das bandas das escolas secundárias de Amora e Manuel Cargaleiro e ainda de Papillon e T-Rex.

A Câmara Municipal do Seixal agradece a todos os que contribuíram para o sucesso desta edição do Festival Liberdade: à AMRS e demais municípios envolvidos, à Junta de Freguesia de Corroios, às associações estudantis e juvenis, aos parceiros institucionais, à Polícia de Segurança Pública e aos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, a todos os jovens envolvidos e a todos os trabalhadores das autarquias.

A produção do Festival Liberdade esteve a cargo da empresa Ritmo do Palco, que assegurou a montagem e funcionamento das tendas para a Mostra Associativa, camarins e WC, riders técnicos – sistema de som e luz, sistema de imagem, sistema de efeitos dos três palcos –, bem como as respetivas equipas técnicas, a segurança do evento e a contratação do músico T-Rex.