ARTES 2024 – Coletiva de Artes Plásticas

Sexta-feira
    Outubro 2024
19.00 h

A exposição é inaugurada no dia 5 de setembro, quinta-feira, às 19 horas.

De 5 de setembro a 4 de outubro

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Catálogo da exposição – PDF [2,12 MB]

Defender a cultura é uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes.

50 anos após o 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal do Seixal orgulha-se de, também na área das artes plásticas, ter sido pioneira e ter percorrido e desbravado caminhos de modo consistente, coerente, regular e harmonioso, contribuindo para o desenvolvimento das artes visuais no concelho do Seixal, ao fomentar e apoiar o associativismo e os agentes culturais e artísticos; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e fruição das diversas atividades desenvolvidas; ao construir e colocar à disposição da população os mais diversos equipamentos culturais e ao
produzir e patrocinar, com regularidade e persistência, um amplo, diversificado e dinâmico conjunto de atividades, formativas e de lazer.

É com natural agrado que a Câmara Municipal do Seixal acolhe e convida a população a visitar a exposição ARTES 2024, coletiva de artes plásticas, em que a diversidade de técnicas, a pluralidade de sensibilidades, a multiplicidade de criatividade e a variedade de temas apresentados apostam em estimular o olhar e partilham com o público o engenho e o talento dos diversos autores.

A ARTES – Associação Cultural do Seixal desenvolve uma profunda, regular e intensa atividade, abrangendo a formação, produção e exibição da obra de arte e tem contado, desde sempre, com o apoio inequívoco, reconhecido e expressivo quer dos associados e amigos, quer das autarquias do concelho do Seixal, afirmando--se no panorama das artes plásticas como uma mais-valia cultural e associativa.

Francisco Vilaça, artista convidado, é um escultor que trabalha preferencialmente em pedra, mas nas suas obras mais atuais tem utilizado outros materiais, vindo a adquirir um estilo personalizado e original.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal

Fruto de algum saudável inconformismo e com amadurecido entusiasmo, pretende a ARTES, à semelhança de momentos anteriores, promover esta mostra num ambiente de festa e de convívio, conjuntamente com todos os artistas plásticos que connosco quiseram colaborar com as suas obras.

Mantemos a intenção de contribuir, com esta iniciativa, para o desenvolvimento artístico do nosso concelho, o que é comprovado pela presença enriquecedora de novos elementos que, alguns pela primeira vez, integram uma mostra da nossa associação.

Não podemos deixar de chamar a atenção dos munícipes do concelho do Seixal para o facto de termos neste momento ao nosso dispor um novo espaço, que permitirá um maior desenvolvimento da nossa associação (enquanto o novo edifício-sede não estiver pronto), com mais atividades e projetos atrativos. Tal só foi possível com o empenho ativo da Câmara Municipal do Seixal e (porque não dizê-lo?) do presidente Paulo Silva.

Esperamos assim poder continuar o caminho que há muito vimos trilhando, conjuntamente com os nossos associados, mas também com as autarquias que nos apoiam, nomeadamente a Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora e a União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, engrandecendo a cultura do nosso concelho e promovendo a elevação cultural dos nossos conterrâneos.

Queremos agradecer também a presença na nossa anual do escultor Francisco Vilaça, como artista convidado.

Umbelina Ribeiro
Presidente da Artes – Associação Cultural do Seixal