Exposição 20 Anos da Rede Social do Seixal – Comunidades Específicas

Comunidades Específicas

 

Plano de Ação

Execução de projetos e ações de reabilitação física nas zonas em que vivem comunidades desfavorecidas, visando a melhoria da sua qualidade de vida. Abrange as áreas territoriais do Fogueteiro, Quinta da Princesa, Quinta do Cabral, Cucena, Quinta da Boa Hora e Vale de Milhaços.

Ações em curso: construção de três parques urbanos com zonas de jogos, recreio, atividade física ao ar livre, estada e lazer. Um parque com zona de estadia e lazer e requalificação de um campo de jogos com zona de estadia e lazer, dois campos de jogos, um centro comunitário e um núcleo de hortas urbanas.

A iniciar em breve: requalificação de um centro comunitário (dois edifícios)

Ações concluídas: construção de três parques urbanos com zonas de jogos, recreio, atividade física ao ar livre, estadia e lazer. Um parque com zona de estadia, lazer e requalificação de um campo de jogos com zona de estadia e lazer, dois campos de jogos, um centro comunitário e um núcleo de hortas urbanas. Reabilitação das partes comuns do edificado da habitação municipal em Vale de Milhaços.

Projetos

Programa Escolhas

O Programa Escolhas é uma iniciativa de âmbito nacional que tem como objetivo a mobilização das comunidades locais para projetos de inclusão social e de igualdade de oportunidades, especialmente dirigidos a crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos vulneráveis. No concelho do Seixal estão abrangidas duas comunidades (Miratejo e Quinta da Princesa) com a mobilização de 21 parceiros sociais, envolvendo 500 crianças e jovens.

Estás n@ Mira

O projeto é desenvolvido no Miratejo, em Corroios, numa parceria entre a Câmara Municipal do Seixal, a Junta de Freguesia de Corroios, a Polícia de Segurança Pública, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Seixal, o Agrupamento de Escolas João de Barros, o Clube Desportivo e Recreativo de Miratejo, a Associação da Comunidade Angolana em Almada, a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Miratejo, a R@to – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, a Descoberta para Viver – Associação de Grupos de Entreajuda dos Diabéticos do Concelho do Seixal e a Corroiana – Restauração Rápida, SA.

A sua intervenção é centrada nas crianças e jovens e respetivos agregados familiares, em situação de vulnerabilidade social, pretendendo contribuir para o sucesso e a integração escolar, profissional e social.

Tutores de Bairro

Projeto integrado no Programa Escolhas, sendo a iniciativa mais antiga no âmbito deste programa no território do Seixal.

Direcionado para as crianças, jovens e respetivas famílias em contextos socioeconómicos vulneráveis, o projeto tem por objetivo melhorar a integração social e bem-estar em diversas áreas, como a saúde, escola, trabalho e habitação.

Foi desenvolvido no bairro da Quinta da Princesa, uma comunidade que possui 40 por cento de imigrantes, maioritariamente cabo-verdianos, com diversos desafios socioeconómicos, designadamente desemprego, trabalho precário, baixos níveis de escolaridade, fraca capacidade económica dos agregados familiares, famílias monoparentais, problemas associadas ao tráfico e consumo de estupefacientes e abandono escolar.

Romano Atmo

Romano Atmo, que na língua romanon significa «Alma Cigana», foi um projeto que envolveu a criação de materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens, assim como as suas famílias (comunidade cigana em geral), para a necessidade de possuir uma escolaridade obrigatória e para a valorização e divulgação da cultura cigana como forma de preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através da compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana face a outras culturas.

Por outro lado, o projeto teve como finalidade promover a informação e sensibilizar os docentes e restante comunidade educativa para a importância da promoção de um diálogo intercultural, através de um melhor conhecimento sobre aspetos da cultura cigana.

ROMED

O ROMED é um projeto de formação de mediadores, desenvolvido pelo Conselho da Europa, cujo objetivo passa por promover e potenciar a inclusão das comunidades ciganas em áreas como a saúde, a educação, a formação, a justiça e o emprego.

O Seixal é um dos nove municípios que a nível nacional estabeleceram esta parceria com o Conselho da Europa. Desenvolvido desde 2011, através da parceria estabelecida com a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, integra a representação dos delegados nacionais de operacionalização deste programa.

Da implementação do ROMED II surgiu o Grupo Ativo da Comunidade, constituído por elementos da comunidade cigana, que desenvolvem o seu trabalho em vários pontos do país.

Esta iniciativa pretende reconhecer e promover o trabalho realizado pelas comunidades ciganas do município, no contexto da promoção do diálogo intercultural, da inclusão e do combate à discriminação, assim como a sua riqueza cultural. Um dos objetivos do programa é proceder à integração no mercado de trabalho de homens e mulheres ciganas, quebrando os estereótipos culturais, e também de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Empoderar, Capacitação de Mulheres

Esta iniciativa surge na sequência do projeto Empoderar Do Sonho à Ação, que decorreu entre 2015 e 2016, resultado da parceria entre a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e a REDE, e que abrangeu 11 jovens mulheres ciganas. O projeto proporcionou a participação desse grupo de jovens ciganas num programa de mentoria e educação não formal e de desenvolvimento de competências, criando projetos potenciadores da sua empregabilidade no terceiro setor (autoemprego, empreendedorismo social, intervenção social).

O objetivo final deste grupo de mulheres é dinamizar uma resposta – o Centro Multi-serviços/Centro Comunitário – que se caracteriza por ser um espaço onde o objetivo é promover uma resposta multi-serviços, desenvolvida por pessoas da própria comunidade cigana, com respostas na área da estética/beleza, espaço bem-estar/ginástica, espaço criança, espaço restauração e sede da AMUCIP. O Centro Multi-serviços tem por finalidade quebrar as barreiras existentes ao nível da participação da comunidade cigana nalguns aspetos da sociedade, potenciando o empoderamento das mulheres ciganas noutras esferas.

A Dialogar Criamos Pontes

O Projeto A Dialogar Criamos Pontes, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a AMUCIP e o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, decorre no âmbito do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, e teve início em setembro de 2022.

Tem como objetivo geral atuar junto da população estudantil da comunidade cigana, bem como das suas famílias, nas escolas básicas do Fogueteiro e Paulo da Gama, promovendo o diálogo intercultural e a valorização da diversidade nestes contextos, com o intuito de estimular a progressão escolar, prevenindo, assim, o absentismo e abandono precoce das crianças e jovens.

Pretende-se que este projeto se estenda a outros agrupamentos de escolas do concelho, para que mais crianças, jovens e famílias usufruam do seu conceito e objetivos.

Núcleo de Planeamento para a Integração das Pessoas em Situação de Sem- Abrigo

A parceria do Núcleo de Planeamento para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo – NPISA surgiu no âmbito da implementação no concelho do Seixal da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem Abrigo.

O NPISA tem como objetivo assumir o compromisso de assegurar a existência de condições que garantam a promoção da autonomia, através da mobilização de todos os recursos disponíveis, e o exercício pleno da cidadania à população sem-abrigo.

Ao NPISA compete implementar o modelo de intervenção e acompanhamento integrado, que resulta do Grupo de Acompanhamento aos Sem-Abrigo constituído no âmbito da Rede Social do Seixal, e aplica-se a todos as situações de sem-abrigo que requeiram a intervenção especializada desta área, até que a situação esteja estabilizada.

A parceria do NPISA é constituída pelas seguintes entidades:

Câmara Municipal do Seixal;
CRIAR-T – Associação de Solidariedade;
Instituto da Segurança Social, IP – Centro Distrital de Setúbal;
Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela;
Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Fernão Ferro;
Santa Casa da Misericórdia do Seixal;
Unidade Local de Saúde Almada - Seixal.

Esta parceria conta com a coordenação técnica da CRIAR-T – Associação de Solidariedade, tendo sido constituída, para a operacionalização deste trabalho, uma equipa de rua de apoio direto aos sem-abrigo, composta por técnicos das entidades parceiras, que desenvolve a sua intervenção na rua, com periodicidade semanal, de acordo com as situações diagnosticadas, procedendo por exemplo ao encaminhamento para consultas médicas, ao fornecimento de bens essenciais, tais como vestuário e calçado, ao encaminhamento para as cantinas sociais, para apoio alimentar, ou à monitorização das pessoas aquando das ondas de frio ou calor.

Conheça os parceiros do Conselho Local de Ação Social do Seixal

 

Está aqui