Fernando Fitas vence Prémio Literário Hugo Santos

02 Set '24

O poeta e jornalista Fernando Fitas, residente no concelho do Seixal, foi o vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Hugo Santos, com a obra «Perdurável Inventário de Efémeros», que assina sob o pseudónimo de Yanis Barbacena.

A iniciativa é promovida pelo município de Campo Maior (de onde Fernando Fitas é natural), tendo o poeta submetido a concurso um trabalho literário que, de acordo com a sinopse da obra, «constitui uma reposição de afetos e memórias, um estendal de lonjuras que habitam o olhar ⎼ de maneira perene ⎼, esculpidas pelo vazio, tecidas pela ausência daqueles que não voltam, mas que permanecem nessa espécie de casa a que convencionámos chamar o coração».

Fernando Fitas reside há muitos anos no município, tendo sido homenageado pela Câmara Municipal do Seixal em 2023 com a Medalha de Mérito Cultural pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da cultura nacional e pela forma como representa e valoriza o concelho do Seixal.