Investir no Seixal
Os desafios do desenvolvimento económico local são enormes no contexto atual. Nenhum território se projeta para o futuro e promove a qualidade de vida das suas atuais e futuras gerações sem desenvolvimento económico.
As políticas de desenvolvimento económico devem estar consolidadas e integradas em instrumentos de gestão do território, de modo que permitam um planeamento adequado e assegurem a devida transversalidade da sua intervenção: articulação com a mobilidade e os transportes; com o desenvolvimento social; com a proteção e valorização ambiental; com a regeneração urbana; no fundo, com a dinâmica da construção das cidades.
O concelho do Seixal situa-se na margem sul do rio Tejo, insere-se na Área Metropolitana de Lisboa e está apenas a 20 minutos de Lisboa. Da capital, é possível chegar ao Seixal de barco, comboio ou automóvel. O concelho tem cerca de 160 mil habitantes e é um dos mais jovens de todo o país.
Graças à localização central, o Seixal mantém relações privilegiadas com os concelhos da margem sul do Tejo e com Lisboa.
A Baía do Seixal, com quase 500 hectares, é o recurso natural mais valioso do concelho e, desde há várias gerações, o polo de desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho. A Baía do Seixal, da qual faz parte o sapal de Corroios, constitui um conjunto de grande valor ecológico e paisagístico, que vale a pena conhecer.
A política de regeneração da Baía do Seixal e das frentes ribeirinhas tem uma forte componente social e não se limita à intervenção na zona marginal, abraçando os núcleos urbanos antigos do concelho.
Estratégia de desenvolvimento
A estratégia de desenvolvimento económico e captação de investimento do município do Seixal pretende dinamizar o tecido económico existente; posicionar o município aos níveis regional, nacional e internacional e atrair para o território projetos inovadores, talentos e valor acrescentado que contribuam para o desenvolvimento económico e a criação de emprego, com destaque para as seguintes áreas-chave:
- Turismo | Hotelaria e Alojamento
- Turismo | Restauração e Lazer
- Turismo | Náutica de Recreio
- Desporto
- Atividades Económicas Diversas | Indústria, Logística e Serviços de Inovação
Consulte o dossiê de investimento [PDF 3.52MB] e conheça a estratégia do município nesta área e todas as oportunidades para investir.
A importância do Seixal na península de Setúbal:
- 19,8 % do tecido empresarial da península de Setúbal está instalado no município do Seixal;
- As mais de 16 mil empresas do concelho do Seixal dão emprego a cerca de 35 000 trabalhadores;
- 14 % do Valor Acrescentado Bruto da península de Setúbal é contributo da atividade económica dentro do município do Seixal;
- 8,6 % das exportações da península de Setúbal situam-se no município do Seixal, sendo apenas ultrapassado pelos municípios de Palmela (Autoeuropa) e de Setúbal;
- 20,9 % das empresas constituídas da península de Setúbal situam-se no município do Seixal.
Atividades económicas do município e respetivo número de empresas:
- Atividades administrativas e dos serviços de apoio: 3297
- Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos: 2600
- Atividades de consultoria, cientificas, técnicas e similares: 1431
- Atividade de saúde humana e apoio social: 1325
- Construção: 1265
- Alojamento, restauração e similares: 1174
- Outras atividades e serviços: 1121
- Educação: 818
- Atividade artística, de espetáculos, desportivas e recreativas: 669
- Atividades imobiliárias: 654
- Transporte e armazenagem: 641
- Indústrias transformadoras: 537
- Atividades de informação e comunicação: 270
- Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca: 207
- Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio: 50
- Captação, tratamento e distribuição de água; saneamento, gestão de resíduos e despoluição: 18
- Indústrias extrativas: 4
Total: 16 081
(Fonte: INE, Sistema de contas integradas das empresas 2019)
Plano Diretor Municipal
O PDM é um instrumento de gestão territorial que define para o território municipal o modelo de organização espacial através da classificação e qualificação do solo e estabelece os parâmetros de ocupação, tendo como base a estratégia de desenvolvimento municipal.
A entrada em vigor do novo PDM veio permitir novas oportunidades de desenvolvimento para o concelho e para a região, nomeadamente devido à criação de novas áreas de atividades económicas. Saiba mais na página dedicada ao Plano Diretor Municipal.
Partilhar