Autarquia aposta na educação e no apoio ao associativismo

Bolsas de estudo
-
07 Out '24

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara de dia 2 de outubro, a atribuição de subsídios e comparticipações ao movimento associativo do concelho, num valor global superior a meio milhão de euros, e de uma verba de 86 250 euros para a atribuição de bolsas de estudo a alunos de mérito residentes no concelho.

Para o ano letivo 2024-2025, serão atribuídas 85 bolsas de estudo, no valor total de 86 250 euros, a estudantes do ensino secundário e superior, que reúnam os requisitos necessários para serem contemplados com este apoio.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que é «uma forma de incentivo ao percurso académico dos jovens e, simultaneamente, visa a redução das desigualdades sociais, nomeadamente no acesso à educação, pois estamos a apoiar, indiretamente, famílias que carecem deste tipo de ajudas».

Assim, serão atribuídas, mediante concurso, 35 bolsas de estudo, no valor unitário de 1250 euros, a estudantes que se encontrem a frequentar ciclos de estudo de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, cinco bolsas para alunos de cursos de ensino artístico (licenciatura, mestrado integrado e mestrado), no valor de 1250 euros cada, e dez bolsas de estudo, com o montante unitário de 1000 euros, a estudantes que se encontrem a frequentar cursos técnicos superiores profissionais. No total, 60 mil euros serão destinados a alunos do ensino superior. Aos estudantes do ensino secundário serão atribuídas 35 bolsas, no valor de 750 euros cada, perfazendo 26 250 euros no total.

Foram ainda aprovados acordos de comparticipação com várias entidades e associações, nomeadamente:
- À Associação Náutica do Seixal para apoio ao projeto Estação Náutica Baía do Seixal;
- À Associação de Amigos do Pinhal do General para a construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General;
- Ao Seixal Clube 1925 para reabilitação e apetrechamento das instalações;
- Ao Ginásio Clube de Corroios para reabilitação da fachada do edifício-sede e intervenções no relvado do complexo desportivo;
- Ao Atlético Clube de Arrentela para reparação do relvado do campo de futebol;
- À Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Consolação (Arrentela) para apoio às Festas em Honra de Nossa Senhora da Soledade;
- À Criar-T – Associação de Solidariedade para a obra de recuperação da cobertura no edifício da creche em Vale de Chícharos.

Partilhar

Está aqui