Autarquia participa em fórum sobre a vespa velutina

05 Jul '22

No dia 31 de maio, a Câmara Municipal do Seixal, através do Departamento de Ambiente, participou no Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE que teve como objetivo promover estratégias inovadoras e ambientalmente responsáveis, bem como a difusão dos resultados obtidos no projeto para minimizar o impacto desta espécie invasora nos ecossistemas.

No decorrer do primeiro painel, foi abordada a evolução das plataformas disponíveis para reportar o avistamento da vespa, bem como os respetivos ninhos. De acordo com os dados existentes, verificou-se que mais de 130 mil ninhos já foram destruídos e foi ainda possível verificar que 33% do território português encontra-se ocupado por esta espécie, sendo que a sua dispersão é feita de norte para sul, de oriente para ocidente.

O segundo painel foi acompanhado pela apresentação dos resultados de vários projetos implementados em Portugal, Espanha e Reino Unido, nos quais se procurou avaliar o comportamento da vespa velutina, os hábitos de alimentação, as práticas de destruição de ninhos e as armadilhas mais eficazes.

Foram ainda abordados temas sobre o impacto que esta espécie de vespa pode provocar no funcionamento das colmeias, visto que houve uma redução da produção de mel de cerca 25%.

O atual site StopVespa vai integrar em breve uma nova plataforma, com vista a reportar informações relativas a espécies invasoras, denominado por Sistema de Informação e Vigilância de Espécies Exóticas e Invasoras (SIVEEI).

Consulte o folheto sobre a vespa velutina.