Biblioteca promove o ciclo de oficinas Juventude Ativa

23 Out '23

A Biblioteca Municipal do Seixal promove nos meses de outubro e novembro o ciclo de oficinas Juventude Ativa, que abordará os temas «direitos humanos», «bullying», «desigualdade», «saúde mental» e «participação», todas dirigidas a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. As inscrições são limitadas, até 27 de outubro.

Este ciclo de cinco oficinas, dinamizado por Diana Silva, fundadora do projeto Pirilampos Ed., pretende sensibilizar e informar os jovens sobre temas do seu interesse e promove a sua participação ativa na sociedade. Cada ação é composta por um tema, que será abordado através de metodologias experienciais, nomeadamente simulações, jogos e debates.

ATIVA-TE
28 de outubro, das 15 às 16.30 horas
Limitado a 15 participantes.

Queres fazer a diferença no mundo? Descobre como aplicar os direitos humanos no teu dia-a-dia e torna-te um ativista pelos direitos humanos.

QUESTIONA-TE
4 de novembro, das 15 às 16.30 horas
Limitado a 15 participantes.

Sabes como a  pobreza, o poder e as diferenças de oportunidades afetam a sociedade? Descobre como podemos desconstruir preconceitos, estereótipos e discriminação. Participa nesta oficina e aprende como podemos trabalhar juntos para promover uma sociedade em que a igualdade e a justiça são realidade.

CUIDA-TE
11 de novembro, das 15 às 16.30 horas
Limitado a 15 participantes.

É bem mais fácil fazer acontecer a mudança que queres ver no mundo de baterias carregadas. Aprende a cuidar-te de dentro para fora e assim poderes contagiar os outros para a mudança com a tua energia.

RELACIONA-TE
18 de novembro, das 15 às 16.30 horas
Limitado a 15 participantes.

Já foste alvo de bullying, viste alguém a ser ou fizeste a alguém? Nesta oficina vamos explorar este tema, saber como o identificar, atuar e prevenir. Vem aprender como podes ter um papel importante na construção de uma comunidade mais segura e respeitosa.

PARTICIPA
25 de novembro, das 15 às 16.30 horas
Limitado a 15 participantes.

Juntos vamos descobrir o que é a participação cívica, por que é importante e como podemos participar ativamente na comunidade. Nesta oficina, vais aprender o que precisas para fazer a diferença e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.