Exposição A cortiça: matéria-prima para as fábricas da Mundet

06 Dez '23

No dia 26 de outubro, o Município do Seixal fez-se representar na cerimónia de celebração de contratos de financiamento dos projetos distinguidos no âmbito do programa de apoio a museus que integram a Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus 2023, gerido pela Direção-Geral do Património Cultural, e que se realizou no Museu da Marinha, em Lisboa.

O projeto apresentado pela autarquia, através do Ecomuseu Municipal do Seixal, candidato na área de Estudo, Investigação e Exposições do concurso ProMuseus 2023, encontra-se entre os 40 projetos aprovados para financiamento. O apoio financeiro, no valor de 15 570,54 euros, corresponde a 60% do valor considerado elegível do projeto expositivo apresentado em sede de candidatura.

Com a apresentação desta exposição e a consequente reabertura à fruição pública do Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal do Seixal, visa-se reatar a ligação das comunidades locais ao sítio e à fábrica.

Esta iniciativa tem ainda como propósito o reconhecimento da relevância da indústria corticeira e dos largos milhares de trabalhadores que encontraram na cortiça o seu ganha-pão, para o desenvolvimento sociocultural e económico do concelho do Seixal ao longo do século XX.