Festival de cinema do Saara Ocidental de volta ao Seixal
O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal acolhe nos dias 22, 23 e 24 de outubro, às 21.30 horas, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, um ciclo de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia através do formulário online.
O festival promove ano após ano uma consciencialização internacional sobre o conflito ignorado nesta região, em particular a ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental.
PROGRAMA
22 de outubro, 21.30 horas
DESERT PHOSfate
De Mohamed Sleiman Labat
Argélia, Finlândia, Saara Ocidental | 2023 | 58 minutos
Idioma: Hassaniya
[reserva + informações]
23 de outubro, 21.30 horas
CAMPOS ELÍSIOS
De Giussepe Carrieri
Saara Ocidental, Itália | 2023 | 23 minutos
[reserva + informações]
PEQUENO SAARA
De Emilio Martí
Espanha | 2023 | 30 minutos
[reserva + informações]
24 de outubro, 21.30 horas
HAMADA
De Eloy Domínguez Serén
Suécia, Noruega, Alemanha | 2018 | 88 minutos
[reserva + informações]
Criado em 2003, por saarauís, nos campos e na sociedade civil espanhola, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de cinema e cultura de direitos humanos que busca entreter e capacitar o povo saarauí através do cinema.
O projeto tem dois braços, por um lado um festival anual de cinema, cultura e direitos humanos e, por outro, uma escola de cinema aberta todo o ano.
O festival traz aos acampamentos todos os anos exibições, mesas-redondas, oficinas de cinema e muitos outros eventos culturais. Cineastas, artistas, defensores dos direitos humanos, jornalistas e outros, de todo o mundo, visitam os campos e interagem com a população local.
A Escola Audiovisual Abidin Kaid Saleh oferece ainda formação prática a jovens refugiados saarauís para que possam contar as suas próprias histórias e criar filmes educativos e culturais para as suas comunidades e para serem vistos em todo o mundo.
A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Partilhar