Festival de Teatro continua descentralizado e gratuito

-
28 Out '24

O Festival de Teatro do Seixal decorre de 14 a 24 de novembro, novamente num formato descentralizado e com um programa de espetáculos inteiramente gratuito, uma aposta clara na democratização do acesso à cultura, enquanto condição que aprimora a nossa vida em comunidade.

Este ano, apresentamos oito peças com temas atuais, textos de grande relevo e as melhores dramaturgias, assinadas por companhias de grande projeção nacional, uma das quais sediada aqui no concelho. Saudamos a peça «Candeia Acesa», pela Animateatro, uma companhia que há várias décadas vem aperfeiçoando a sua oferta dramatúrgica e que, tal como a Câmara Municipal do Seixal, nunca desistiu do teatro.

Entre as outras peças, igual pertinência e a mesma paixão pela arte dramática, demonstrando que o teatro é uma arte atual, jovem e dinâmica. «Urgência Climática» traz-nos a história, a vida e as causas dos ativistas pelo ambiente. «No Meu Bairro» afirma-se como um elogio da diversidade e um louvor à individualidade. «Democracia Portátil» lembra-nos que não há democracia, verdadeira escolha, sem exercício do pensamento. «Magdalena» questiona o país a partir do ponto de vista dos que legitimamente se encontram descontentes. «1984» traz-nos a força do texto de George Orwell, que no livro homónimo afirma a natureza humana face aos desígnios artificiais de um Estado opressor. «Trash» apresenta-nos o débil equilíbrio da saúde mental perante o isolamento. E o «Tamanho das Coisas» fala-nos das muitas dimensões de cada indivíduo.

Conheça o cartaz.

Este ano, destaque mais uma vez para a oferta de língua gestual portuguesa e audiodescrição em alguns dos espetáculos apresentados.

Partilhar

Está aqui