Jovens criam curtas-metragens no Cineclube Seixal

05 Ago '24

O Cineclube Seixal – Mostra e Concurso de Curtas-Metragens é um projeto de criação de filmes produzido pela RUGAS – Associação Cultural, e promovido pela Câmara Municipal do Seixal.

Este projeto, que vai na segunda edição, pretende incentivar a criatividade artística dos jovens e contribuir para a sua formação cultural integral, estimulando a sua aproximação às artes e à participação cívica na valorização e respeito pelo território.

O Cineclube Seixal destina-se a jovens entre os 15 e os 20 anos, residentes no concelho do Seixal, e desenvolve-se com profissionais da área do cinema com sessões de formação, seguidas das rodagens dos filmes e mostra final. Os participantes têm a possibilidade de aprender a fazer um filme baseado no tema, com uma equipa que os orienta desde a escrita do guião, passando pela produção, filmagens e realização até à montagem do filme, e que disponibiliza todo o material necessário para fazer as curtas-metragens.

Nesta 2.ª edição, com o tema «Liberdade», e integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, estão a ser produzidos 12 filmes, envolvendo 15 jovens realizadores.

Finalizados os projetos, é realizada a mostra, no dia 25 de outubro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, com convidados e com um júri que fará uma análise crítica aos filmes apresentados.