Livro sobre a história do PCP apresentado no Seixal

03 Mar '22

O auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal recebe, no dia 5 de março, pelas 18.30 horas, a apresentação do livro «Vozes ao Alto! 100 Histórias na História do PCP».

Esta obra resulta do trabalho de um coletivo com diferentes formações, mas com uma preocupação comum: a salvaguarda da memória coletiva. «Vozes ao Alto! 100 Histórias na História do PCP» tem como mote a comemoração do centenário do Partido Comunista Português e inclui fotografias de Adriano Miranda, Egídio Santos e Paulo Pimenta e a escrita das histórias dos objetos por Adriano Miranda, Cristina Nogueira, Isabel Nogueira, Maria Alice Samara e Vanessa de Almeida.

No prefácio, o historiador Manuel Loff realça que «este é um livro sobre 100 objetos representativos da história do PCP, dos 100 anos de vida dos comunistas portugueses organizados em partido. (…) Constituem uma espécie de história material do PCP. (…) Cada um destes objetos foi selecionado como um lugar de memória, como uma espécie de metáfora material do passado. Não foram aqui expostos, de forma alguma, como relíquias musealizadas (ainda que alguns deles possam estar conservados em museus), mas como provas, muitas vezes surpreendentes, comoventes, corajosas, de um passado que chega aos nossos dias».

Cem histórias contam as histórias de objetos comuns guardados por militantes, levando em linha de conta a própria cronologia da história do Partido Comunista Português e os seus momentos centrais, que se cruzam com as dinâmicas políticas, económicas, sociais e culturais dos cem anos da sua existência.

«Este livro preserva, divulga e honra a luta corajosa e resiliente de mulheres e homens contra a ditadura fascista em Portugal, em defesa da liberdade e da democracia. A sua apresentação no concelho vai ao encontro dos objetivos da Câmara Municipal do Seixal de salvaguarda e valorização do património histórico, material e imaterial, visto que a aprendizagem do passado é essencial na construção de um presente e futuro melhores», refere Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.