Núcleo Naval é requalificado

17 Mar '22

Já se iniciaram as obras de requalificação do Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal, com a conservação e manutenção dos edifícios, tornando o espaço museológico mais atrativo para receber os diferentes públicos.

Reparação de cantarias, carpintaria, novos revestimentos de madeira em pavimentos e paredes, reparação da drenagem pluvial, isolamentos e instalação de novos toldos na pérgula são alguns dos trabalhos a executar para que este núcleo do Ecomuseu Municipal volte a abrir ao público inteiramente renovado e com todas as condições de ser usufruído pelos visitantes.

A empreitada representa um investimento municipal de 139 500 euros, mais IVA.

«A forte ligação da população do Seixal à sua Baía e ao rio Tejo, em termos de atividades económicas, incentivou a implantação da indústria da construção e reparação naval no concelho. A cultura fluvial-marítima faz parte da história do Seixal e está refletida no Núcleo Naval de Arrentela que ficará, com as obras de requalificação, em melhores condições para receber visitantes e transmitir à comunidade e a quem nos visita a importância que o rio teve e tem no nosso concelho», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

O Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal foi criado e aberto ao público em 1984 no sítio de um antigo estaleiro naval em Arrentela, da Sociedade de Reparações e Construções Navais, que funcionou até final da década de 1970. O equipamento é constituído por dois edifícios interligados correspondentes a dois espaços interiores – uma sala de exposições e uma oficina – e um espaço exterior com uma pérgula. Este núcleo do Ecomuseu dá a conhecer a cultura e o património flúvio-marítimos do Seixal e do estuário do Tejo, associados às atividades humanas desenvolvidas, em estreita relação com o rio e o mar, ao longo da história do concelho, até à atualidade.