Pinheiro afetado por fungo no Jardim do Seixal

17 Abr '23

Após a quebra de um ramo de grande porte do pinheiro-manso localizado no jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, no final do ano passado, verificou-se na base da árvore a presença do fungo Phaeolus schweinitzii.

Considerando os acontecimentos e a presença desse fungo, foi solicitado o apoio do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida, do Instituto Superior de Agronomia, para efetuar uma avaliação fitossanitária e análise de risco de rutura deste exemplar.

A análise laboratorial detetou que o fungo em causa é responsável por podridão interna, a nível das raízes e na base do tronco, causando problemas na estabilidade mecânica do pinheiro e, consequentemente, tornando-o suscetível de rutura pela base ou tronco.

Tendo em conta o problema, uma vez que põe em causa a segurança de pessoas, animais e bens, a Câmara Municipal do Seixal, através dos serviços de Espaços Verdes, vai proceder ao abate deste pinheiro no dia 18 de abril, a partir das 8 horas.

Para continuar a contribuir para que o concelho do Seixal seja ainda mais verde, representando uma melhoria da qualidade ambiental, na próxima época de plantação (2023/2024) será equacionada a plantação de novas árvores, no jardim da Praça dos Mártires da Liberdade.