Seixal homenageia os Capitães de Abril da Força Aérea

20 Jun '24

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril no concelho, o auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolheu, no dia 17 de junho, uma palestra e a inauguração da exposição Capitães de Abril da Força Aérea, que procura homenagear 14 militares que estiveram ligados à Revolução dos Cravos.

Para Joaquim Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, esta exposição é uma oportunidade fundamental para dar a conhecer à população, mas principalmente «às gerações mais novas, quem foram os protagonistas deste ramo das Forças Armadas na Revolução dos Cravos e que contribuíram de forma determinante, espírito revolucionário, decidido e até corajoso para hoje termos a nossa liberdade, em muitas áreas». Esta é uma oportunidade para reconhecer e lembrar os feitos destes rostos.

Composta por imagens impactantes, a exposição narra as histórias de 14 homens notáveis que moldaram os destinos de uma nação. É uma homenagem viva ao espírito de resistência e esperança destes militares que desempenharam um papel crucial no Movimento das Forças Armadas que trouxe liberdade e democracia ao nosso país, são eles: Costa Martins, Fernando Seabra, João Palma, Ernesto Estevinho, Faria Paulino, Santos Silva, Albano Pinela, Victor Jorge, Baptista Alves, Francisco Balacó, Costa Neves, Carlos Oliveira, Pereira Pinto e José Vilalobos.

A exposição, que integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho do Seixal, está patente ao público no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal até dia 5 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Além da presença do vice-presidente da autarquia, estiveram na palestra e na inauguração da exposição o presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, e o 1.º secretário, Américo Costa, representantes da Junta de Freguesia de Amora e da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, o coronel António Caixeiro, diretor do Arquivo Histórico da Força Aérea Portuguesa e curador da exposição, o coronel Paulo Gonçalves, em representação da Associação da Força Aérea, o representante do Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes e outras entidades/instituições do concelho.