Seixal já elimina ervas infestantes sem uso de herbicidas

14 Jan '19

O Seixal conta a partir de agora com três equipamentos de monda térmica, uma tecnologia inovadora que permite a eliminação de ervas infestantes no espaço público apenas com água, sem uso de herbicidas.

Um investimento que ronda os 300 mil euros e que qualifica o trabalho realizado na área da salubridade e manutenção de espaços públicos e tendo em conta a recomendação para a redução da utilização do glifosato no combate às infestantes.

Estes equipamentos são inovadores e únicos na península Ibérica e facilitam a eliminação de ervas em espaços públicos, usando apenas água quente, o que permite a eliminação do uso de herbicidas. Um deles está ainda equipado com um sistema de sensor, patenteado, o qual otimiza a utilização da água em cerca de 70%, garantindo uma maior eficiência e uma mais ampla cobertura no combate às ervas, a par de uma efetiva poupança de água.

A autarquia pretende assim melhorar o serviço prestado à população, as condições de trabalho dos funcionários e a saúde pública, com a eliminação dos herbicidas.

A Organização Mundial de Saúde classificou já o glifosato (herbicida mais usado no combate às ervas em espaços públicos) como «Carcinogéneo provável para o ser humano», pelo que a Câmara Municipal pretende deixar de utilizar esta substância para não prejudicar a saúde dos munícipes.