Plano Educativo Municipal 2024-2025

O Plano Educativo Municipal (PEM) é um instrumento estruturante da intervenção do município do Seixal na área da educação, que agrega um vasto conjunto de programas de apoio e de oferta de projetos educativos, permitindo aos professores, educadores e alunos de todos os níveis de ensino, a vivência de novas experiências em áreas tão diversificadas como o património, a leitura, o ambiente, a saúde, a cidadania, o desporto e os tempos livres.

Destacam-se os programas de apoio regulares, em que se insere a ação social escolar, com a gratuitidade de refeições para todos os alunos beneficiários dos escalões A e B do pré-escolar e 1.º ciclo, o apoio ao movimento associativo de pais e encarregados de educação e a atribuição de bolsas de estudo, entre outros projetos que garantem o regular funcionamento dos edifícios escolares.

Tendo como preocupação transversal a todos os níveis de ensino o desenvolvimento educacional e a qualificação de toda a comunidade escolar, o PEM constitui-se ainda como um importante recurso no âmbito do compromisso assumido pelo município com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2016-2030), com enquadramento na resolução da Organização das Nações Unidas, contribuindo para a concretização de metas que visam a mudança de comportamentos para a construção de um mundo sustentável.

Para o ano letivo 2024-2025, o Plano Educativo Municipal tem como lema «Seixal Liberdade», associando-se assim às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, uma das datas mais importantes da nossa história contemporânea, que trouxe uma nova forma de cidadania, de liberdade e de participação ativa na construção de uma sociedade mais justa, em que todos têm direito à saúde, à educação, ao emprego, à justiça, à cultura e à igualdade social. Um acontecimento que contribuiu de forma decisiva para a valorização da escola pública, a redução da taxa de analfabetismo, o alargamento da escolaridade obrigatória, a gratuitidade dos manuais, um maior número de pessoas com frequência universitária, uma rede de equipamentos educativos, sociais, culturais e desportivos que qualificaram os territórios.

Já está disponível a nova edição do site do PEM, permitindo aos professores, educadores e alunos de todos os níveis de ensino realizar um conjunto de projetos em áreas tão diversificadas como o património, a leitura, o ambiente, a saúde, a cidadania, o desporto e os tempos livres, proporcionando à comunidade educativa a vivência de novas experiências.

O sucesso do PEM depende do trabalho de todos e do envolvimento de toda a comunidade educativa, contribuindo para a valorização e defesa de uma escola pública, universal e de qualidade.

BOM ANO LETIVO 2024-2025!

Conheça as edições do PEM de 2009201020112012201320142015, 201620172018201920212022 e 2023.

Consulte a nova edição 2024-2025.