Seixal Criativo 24/25

O Seixal Criativo é um centro de aprendizagem e experimentação nas áreas da ciência e tecnologia,dirigido a jovens do 7.º ao 12.º ano do concelho do Seixal, de qualquer área de ensino, e 100% gratuito.

Funciona nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, em horário pós-escolar, onde os alunos trabalham em grupos e por projetos. Criar protótipos de drones, jogos virtuais, modelação tridimensional e muitos mais projetos visionários são uma possibilidade no Seixal Criativo, onde computadores, óculos de realidade virtual e impressoras 3 D fazem parte das ferrramentas que vão utilizar.

Dois anos depois do seu início, o Seixal Criativo é já um projeto de referência nacional ao nível da formação de jovens, tendo recebido uma distinção na categoria Responsabilidade Social nos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023, atribuídos pelas revistas Exame Informática e VISÃO a empreendedores, inovadores e empresas na área da ciência e tecnologia.

No Seixal Criativo, os alunos:

  • Aprendem mais sobre novas tecnologias e desenvolver projetos com base no que aprenderam, desde a ideia à conceção, passando pela criação da marca, comunicação e utilização de diversas tecnologias;
  • Têm acesso a conferências com oradores convidados, nacionais e estrangeiros, das mais diversas áreas;
  • Podem fazer parte de clubes dentro do próprio Seixal Criativo, como o clube de robótica Eletric Minds, o clube de programação Creative Dev.Iz e o clube Girls in Cience, entre outros que queiram criar;
  • Podem participar em workshops que vão desde a Teoria da Cor a Planos de Negócio;
  • Têm a possibilidade de integrar estágios em empresas em diversas empresas, com o acompanhamento personalizado por parte da equipa do Seixal Criativo.

Cursos disponíveis

O Seixal Criativo I destina-se a alunos do 10.º ano. Inclui a frequência da Escola de Bits e Átomos, que permite aos estudantes adquirir conhecimentos tecnológicos em áreas como impressão 3D, realidade aumentada, software e hardware, entre outras; desenvolver capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais, e depois passar para a fase seguinte, de desenvolvimento de projetos. Os estudantes são ainda estimulados a candidatarem-se a prémios, projetos e aceleradoras nacionais e internacionais. 

O Seixal Criativo II é dirigido a alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos. Assenta sobretudo na Escola de Bits e Átomos e no contacto com as novas tecnologias, para desenvolver conhecimentos, capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais

O Seixal Criativo nas Escolas permite a escolha 12 módulos de formação ministrados nas escolas do concelho, em horário escolar, destinados a alunos do 7.º ao 12.º ano, com uma componente teórica e uma parte prática. A inscrição é feita pelos professores ou pela escola.

Seixal Criativo I

Escola de Bits e Átomos, Meta Seixal e Seixal Mundo
Destinado a alunos do 10.º ano


Seixal Criativo II

Escola de Bits e Átomos e Meta Seixal
Destinado a alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos

Escola de Bits e Átomos - decorre durante 2 meses e permite desenvolver conhecimentos tecnológicos, capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais.

Meta Seixal - projeto coletivo para colocar o concelho do Seixal no Metaverso.

Seixal Mundo - desenvolvimento de projetos em grupo e de protótipos, que podem ser alvo de candidaturas a prémios, projetos e aceleradoras nacionais e internacionais.

Seixal Criativo nas Escolas

12 módulos de formação à escolha, em horário escolar
Destinado a alunos do 7.º ao 12.º ano

A equipa

A equipa que desenvolve o projeto Seixal Criativo – Escola de Bits e Átomos é coordenada por António Câmara e Edmundo Nobre. São especialistas em áreas tão diversas como realidade virtual, sistemas de informação geográfica, engenharia ambiental e autores de projetos de vanguarda.

António Câmara (coordenador pedagógico)
Edmundo Nobre (coordenador geral)
Cristina Reis (coordenadora operacional)
Filipe Coelho (gestão de projetos, infraestrutura, redes e tecnologia) 
Francisco Ribeiro (design) 
Nuno Cardoso (inteligência artificial, realidade aumentada e virtual) 
Tiago Carita (impressão 3D, game design, introdução à robótica) 
Rui Genovevo (programação, realidade aumentada e virtual)

Para além dos coordenadores e professores, o Seixal Criativo conta com mentores universitários do concelho, que tanto ajudam a equipa na coordenação e comunicação com os grupos de alunos como auxiliam os alunos no desenvolvimento dos seus trabalhos. Ao mesmo tempo, também aprendem e ganham experiência na área das novas teconologias.

A história

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que arrancou no concelho no início de 2023, na altura dirigido apenas a alunos do 10.º ano, que integraram a Escola de Bits e Átomos para contacto com novas tecnologias e depois dividiram-se em grupos para o desenvolvimento de projetos.

Em 2024, o Seixal Criativo cresceu, não só porque estendeu as inscrições a alunos do 9.º e 11.º ano, mas porque possibilitou a escolha entre dois tipos de cursos, um sobretudo para o contacto com as novas tecnologias, outro para aqueles que querem conhecer as novas tecnologias e colocá-las em prática na conceção de projetos, em grupo, apoiados pela equipa do Seixal Criativo. 

Com alunos de 2023 e 2024, houve grupos com projetos em diferentes fases de evolução, mas o curioso foi assistir à cooperação e entreajuda entre todos.
Outra novidade foi o Seixal Criativo nas Escolas, com 12 módulos de formação ministrados nas escolas do concelho, em horário escolar, destinados a alunos do 7.º ao 12.º ano, com uma componente teórica e uma parte prática.

Quer seja nas escolas, quer seja no espaço Seixal Criativo, em 2025, novos alunos vão ter contacto com este projeto, que pode ajudar na construção do futuro dos jovens e de todos nós.

Os projetos

Os alunos que integraram o Seixal Criativo em 2023 já têm projetos mais avançados, entre os quais o vaso inteligente Kruka, que supre todas as necessidades de uma planta; o robô amigo dos pacientes nos hospitais chamado Rapi; a lâmpada inteligente Wise Lamp; a Ergo Chair, a cadeira que ajuda a manter uma postura correta; a aplicação móvel Guideline que ajuda a identificar objetos através de inteligência artificial e o ambiente virtual Safest Space, que cria um ambiente seguro para pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

Os alunos de 2024 já tiveram ideias para o desenvolvimento de projetos, como um pequeno robô chamado DIM que faz companhia ao utilizador com música e jogos; óculos que podem ter pára-brisas chamados (PureView) ou uma câmara incorporada (Moment Recorder); um dispositivo para eliminar a vespa asiática chamado VespaX; um robô inteligente para combater as insónias chamado SonnoSphere; o Optiscan para detetar câmaras escondidas; uma garrafa inteligente para ajudar as pessoas a beber mais água chamada Icupa; e um calendário inteligente designado por CalenTech.

Inscrições para o Seixal Criativo 2025

Em breve serão abertas as candidaturas para o Seixal Criativo 2025, nos Serviços Online, em cm-seixal.pt, tanto para alunos que pretendam renovar a inscrição, como para novos alunos. 

Neste momento está já disponível um formulário de pré-candidatura, que podes preencher já através dos Serviços Online

Mais informações através do telefone 212 275 616, do email juventude@cm-seixal.pt ou em seixalcriativo.com.

Partilhar

Está aqui