André Carvalho

  • 12
    Quinta-feira
    Outubro 2023
23.00 h

Festival Internacional SeixalJazz 2023

 

O concerto acontece em duas sessões, a primeira às 23 e a segunda às 24 horas.

 

André Carvalho: contrabaixo
José Soares: saxofone
João Carreiro: guitarra

 

O site All About Jazz descreveu-o como «tanto dentro dos limites como fora deste mundo» e o «The New York Times» apelidou-o como um contrabaixista «que deve conhecer». 

Apesar de ser apaixonado pelo jazz e pela música improvisada desde a adolescência, André Carvalho apenas ingressou no Hot Clube de Portugal enquanto terminava a sua primeira licenciatura, em informática. Licenciou-se, seguidamente, pela Manhattan School of Music e pela Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. De entre os muitos prémios que recebeu salienta-se o Prémio Carlos Paredes 2012, com «Hajime», o seu disco de estreia, e o Best Group, no Bucharest International Jazz Competition 2011. Do seu currículo destacam-se atuações com nomes como Chris Cheek, Will Vinson e Tommy Crane, estendendo a sua esfera de ação a outras áreas, de que é exemplo a digressão com Gilberto Gil na Europa, e atuações com os maestros clássicos Gustavo Dudamel, Heinrich Schiff e Franz Welser-Möst, além de colaborações com os fadistas Carlos do Carmo e Cristina Branco.

«Lost in Translation – Vol. II», lançado em março de 2023, é o sétimo álbum do músico enquanto líder. Nele, dá continuidade à viagem ao mundo das palavras intraduzíveis, como refere, iniciada em 2021. Descrito por André Carvalho como um «álbum contemplativo, intimista e ao mesmo tempo cru», este novo trabalho tem sete composições do líder e uma de André Matos, em que a improvisação, a espontaneidade e a exploração tímbrico-textural estão no centro do som do trio. Retomando a ideia de que aprender palavras intraduzíveis pode ser uma ponte entre culturas, o novo álbum inclui composições inspiradas em palavras de línguas como o farsi, hausa ou finlandês. Porque, tal como refere o músico, ao aprendermos novas palavras, a nossa consciência torna-se mais sensível aos outros, tornamo-nos mais empáticos e o nosso mundo torna-se mais rico.

No Seixal, André Carvalho faz-se acompanhar por José Soares, saxofonista que iniciou o seu percurso musical numa banda filarmónica, hoje presença solicitada na cena musical nacional e internacional, com inúmeras e premiadas participações em edições discográficas, e por João Carreiro, jovem guitarrista que em 2022 se estreou nas edições discográficas com «Pequenos Desastres», pela editora Robalo, uma estreia que de acordo com a jazz.pt «revela ambição e maturidade».


André Carvalho Instagram | Site | Spotify | YouTube

 

Público-alvo
Geral
Local
Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

Facebook SeixalJazz

Twitter SeixalJazz

Instagram SeixalJazz

Flickr SeixalJazz

Deezer SeixalJazz

Preço
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço

Está aqui