Autores da Nossa Terra | Manuel Duran Clemente
-
18SábadoMaio 2024
Apresentação do livro «Crónicas de Um Insubmisso», de Manuel Duran Clemente, que tem como convidados especiais Dulce Simões, antropóloga e autora do prefácio, Rui Pereira, professor universitário e jornalista, e Maria Esther, da editora Modocromia.
Biografia
Capitão de Abril atualmente reformado, Duran Clemente nasceu em Almada, em 28 de junho de 1942. Foi um dos capitães da génese clandestina do Movimento das Forças Armadas na Guiné, eleito para a 1.ª comissão do Movimento de Capitães (1973), tendo sido um dos líderes do Movimento dos Capitães, na Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito da qual ajudou a organizar a defesa da sede do Governo em Lisboa, onde enfrentou as tropas leais ao regime.
Foi autarca no Município de Lisboa. Na Câmara Municipal do Seixal foi assessor e desempenhou cargos de administração em entidades municipais deste concelho. Tem sido homenageado e condecorado por diversas entidades pelo seu importante papel na Revolução de Abril e pela luta em defesa dos trabalhadores e do povo. É autor de vários livros e obras coletivas.
Sobre a obra
«Este livro reflete a diversidade dos actores da revolução portuguesa e confirma a experiência de outros processos políticos que levaram a concluir que uma revolução é como Saturno e devora os seus filhos ou à conclusão de Rosa do Luxemburgo de que uma revolução não tem ensaio geral. O caminho faz-se caminhando e o caminho e a viagem são mais interessantes e mais estimulantes do que o ponto de chegada. Sob a forma de crónicas encontramo-nos perante a memória de Manuel Duran Clemente, de uma personagem de romance que Georg Lukács designou por herói-problemático, aquele que se encontra em rutura com o mundo devido à degradação dos valores que considerava autênticos e justos numa sociedade de conformismo.»
Do prefácio do coronel Carlos de Matos Gomes (escritor)