Dia Aberto – 3.ª Residência Artística do Armazém 56
-
14SábadoOutubro 2023
O Armazém 56 – Arte Sx é um depósito de tesouros e riquezas criativas, que guarda, preserva e cuida, e onde se desenvolvem trabalhos de artistas tão distintos nas técnicas e temas, quanto unidos pelo talento, como são os atuais residentes: Ticiano Rottenstein, Mónika Molnár, Joana Sesta, Lucinda Almeida, Marília Diaz, José Cavalhero e Ricardo Tota.
Neste Dia Aberto, o Armazém 56 – Arte Sx recebe a população e outros artistas para conhecer quem nele trabalha e o que nele se faz, num diálogo vivo entre os artistas residentes e quem os visita.
Ticiano Rottenstein
Ticiano Rottenstein é um artista franco-brasileiro, residente em Amora. Atualmente, a sua pesquisa artística busca analisar o processo de arruinamento e de decadência da sociedade contemporânea, captando dessa dinâmica entrópica a sua essência poética.
Redes: instagram.com/rottenstein1
Monika Molnár
Trabalha com pintura em seda há 23 anos. O Armazém 56 – Arte SX deu-lhe a possibilidade de ter um local calmo e adequado para trabalhar e desenvolver os seus processos de pintura em seda e Ecoprint. Para Monika Molnár, fazer estas impressões significa fazer memórias, salvar a forma única de uma folha ou de uma flor. Recordar o círculo da natureza, da vida.
Redes: silkbymomo.com | instagram.com/silkbymomo
Joana Sesta
Nascida no Seixal, é com orgulho que continua a viver no concelho e a fazer arte para o mesmo. Licenciada em Belas-Artes, a sua paixão volta-se para diferentes áreas artísticas, tendo já ilustrado livros infantis e dado aulas artísticas a crianças de várias idades. Para qualquer obra que cria, o conceito é o ponto de partida, mas a intuição e a liberdade no traço e pensamento são imprescindíveis.
Redes: instagram.com/joanasesta13 | instagram.com/jsesta.voavoa
Lucinda Almeida
Nasceu em 1961, em Lisboa. Frequentou o curso Profissional Técnico de Cerâmica e Metais, na Escola António Arroio. A sua paixão pela cerâmica levou-a a frequentar o curso de cerâmica na Ar.Co e formações em diferentes áreas da cerâmica no CENCAL. Licenciada em Arquitetura, enveredou pelo ensino da cerâmica desde 1982, na Escola Secundária António Gedeão, onde exerce atividade como professora.
Redes: instagram.com/almeida.lucinda
Marília Diaz
Possui mestrado em Arte e Educação e formação em Artes Visuais e Pedagogia. Como artista visual participou em 65 exposições coletivas, 11
em dupla e 13 individuais. Recebeu quatro prémios. Dedica-se à cerâmica e aos têxteis na linha de pesquisa de género. Tem obras em nove museus e pinacotecas e escreveu 20 livros, entre os quais 12 infantojuvenis.
Redes: mariliadiaz8.wixsite.com/website
José Cavalhero
Formou-se em Artes Plásticas na FAAP-SP, tem mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP e é psicanalista membro da ALCEP, Curitiba/Brasil. Coordenou os ateliês de artes visuais para deficientes do Instituto Rodrigo Mendes, em São Paulo. Tem especialização em coordenação pedagógica e de atelierista, promovidos pela RedSolare, Argentina, e Reggio Children, Itália. Desde 2020, integra o grupo de artistas na residência artística do Armazém 56.
Redes: www.josecavalhero.com | www.instagram.com/j.cavalhero
Ricardo Tota
Nasceu em Lisboa em 1979. É influenciado na infância por presenciar o trabalho realizado nas oficinas de cenografia do cinema Império em Lisboa. Frequenta a Faculdade de Belas Artes de Lisboa onde estuda Design de Comunicação e Artes Plásticas / Pintura e realiza na sua formação um trabalho paralelo ao académico, influenciado pela cultura urbana, graffiti e pintura mural.
Redes: instagram.com/tota.arte