Nuno Campos 4tet
-
14SábadoOutubro 2023
Festival Internacional SeixalJazz 2023
O concerto acontece em duas sessões, a primeira às 23 e a segunda às 24 horas.
Nuno Campos: contrabaixo
José Pedro Coelho: saxofone
Miguel Meirinhos: piano
Ricardo Coelho: bateria
Se inicialmente se dividia entre o teatro e a música, passando por experiências no mundo da publicidade, Nuno Campos, nascido no Porto em 1979, decidiu dedicar os seus estudos ao contrabaixo, tendo formação de música clássica, no Conservatório de Música do Porto, e de jazz, na Escola de Jazz do Porto.
O seu percurso formativo levou-o à Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona, onde, no decorrer do terceiro ano de estudos, ganha uma bolsa para estudar um ano no Koninklijk Conservatorium de Haia. Ao regressar àquela cidade espanhola, forma o seu próprio trio, com quem alcançou o primeiro lugar no Concurso de Jazz de Barcelona. Segue-se a gravação do seu primeiro disco, intitulado «My debut for the ones close to me», para a editora Fresh Sound New Talent. Nos oito anos em que residiu em Barcelona, além de participar em masterclasses e workshops, tanto com músicos internacionais da música clássica como também do jazz, tocou e gravou com diversos instrumentistas da cena musical local e atuou nos festivais Costa Brava, Menorca, Getxo, Jazz Marathon (Bélgica), Pordennone (Itália), entre outros. Atualmente, toca com o seu próprio grupo e outros projetos nacionais, sendo docente no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
«Something to Believe In» é o título do seu terceiro álbum enquanto líder, lançado em 2023 com a chancela do Carimbo Porta-Jazz. É com os músicos que o gravaram, e que compõem o seu quarteto, que se apresenta no Seixal. São eles José Pedro Coelho, saxofonista e compositor, sendo um dos mais requisitados músicos da comunidade musical portuguesa com um trabalho que abarca estéticas musicais distintas, como o jazz, a musica improvisada, o rock e a composição; Miguel Meirinhos, pianista, também ele residente no Porto, músico cuja abordagem ao piano tem enraizada a tradição jazzística, de onde são oriundas as suas principais referências, procurando nela incorporar elementos geralmente associados à música erudita do século XX; e Ricardo Coelho, baterista reconhecido como um dos músicos mais versáteis da sua geração, desenvolvendo uma intensa atividade como músico e compositor (vibrafone, bateria e percussões) em diversos contextos musicais.
Nuno Campos Bandcamp | Facebook | Instagram | Site | Spotify | YouTube