A Última Refeição

  • 20
    Quinta-feira
    Janeiro 2022
    >
    22
    Sábado
    Janeiro 2022
21.30 h


Espetáculo por Teatro da Terra (Seixal).


Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 75 minutos.

 

Sinopse

Helena dispõe os ingredientes sobre a banca e deita mãos à obra: preparar uma última refeição para Bert (Bertolt Brecht). Escolheu fazer-lhe frango na púcara com temperos à «Mãe Coragem». Assim começa este monólogo interpretado por Maria João Luís, escrito por António Cabrita e encenado por António Pires.

Enquanto cozinha, Helena vai discorrendo sobre a sua vida com Bert: as grandes alegrias por partilharem de um transcendente sonho teatral e por se confiarem incondicionalmente no palco, numa sintonia que os levou ao êxito; e, por outro lado, o sofrimento com as traições conjugais, o carácter de pinga-amor de Brecht e a sua noção alargada de «família»; a dureza da vida no exílio; o difícil regresso a Berlim e o seu papel de «mãe» para manter Bert no equilíbrio propício às suas necessidades criativas.

Bert já está no caixão, mas ela ficou de responder à morte na manhã seguinte, para o substituir ou não, enquanto nesse caso, a Morte o ressuscitaria. Em desespero, resolveu fazer o prato que Bert mais gostava e que considerava digno de ressuscitar um morto – talvez assim ela não precise sacrificar-se, pensa.

 

Ficha técnica

Texto: António Cabrita | Encenação: António Pires | Interpretação: Maria João Luís | Cenografia: José Manuel Castanheira | Composição e direção musical: João Lucas | Desenho de luz: Pedro Domingos | Coprodução: Teatro da Terra, Casa das Artes de Vila Nova Famalicão, Teatro Municipal de Bragança e São Luiz Teatro Municipal.

 

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

 

 

Regras de utilização do Auditório Municipal de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde

  • É necessária a apresentação do Certificado Digital COVID da UE, ou um comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo ou de realização laboratorial de teste com resultado negativo, nos termos das alíneas a), b) e c) do n.º 2 do art.º 13.º do Anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 181-A/2021, de 23 de dezembro, e pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 2-A/2022, de 7 de janeiro;
  • É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao auditório e às bilheteiras (a lotação da bilheteira é de 1 pessoa);
  • É obrigatório o uso de máscara no auditório e a higienização das mãos à entrada e à saída do mesmo;
  • Recomenda-se a chegada antecipada para evitar maior ajuntamento de pessoas; 
  • Os espetáculos têm início à hora marcada.
Público-alvo
Geral

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
10 euros (6 euros para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal)

Está aqui