Encontros com Escritores: «No Limite da Dor», com Ana Aranha e Carlos Aldemar
-
05Sexta-feiraMaio 2017
Sessão/debate em torno do livro que aborda as sevícias sofridas pelos presos políticos nas prisões da PIDE. Este livro é uma homenagem a todos os que lutaram por um ideal de justiça e liberdade, no qual constam testemunhos de Domingos Abrantes, Luís Moita, Edmundo Pedro, José Pinto de Sá, José Pedro Soares, entre outros.
Baseado no programa «No limite da dor», transmitido na rádio Antena 1, o livro foi escrito por Ana Aranha e Carlos Aldemar, que marcarão presença na sessão, bem como o ex-preso político José Pedro Soares e o editor da Parsifal.
Este livro contou com a colaboração da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.
Sinopse
Quarenta anos depois do «dia inicial, inteiro e limpo», antigos presos políticos falam da sua passagem pelas cadeias do Estado Novo. Num exercício muitas vezes doloroso, resgatam do fundo das suas memórias um passado violento que se traduz em testemunhos intensos, amargurados ou tranquilos, ressentidos ou indultados.
Baseado no programa homónimo da Antena 1, No Limite da Dor é um tributo à coragem de todos os lutadores que passaram muitos dias e muitas noites sem dormir, humilhados e torturados, de seres humanos cujo corpo e alma foram reduzidos à sua expressão mais primária, vítimas da barbárie das polícias de Salazar e de Marcelo Caetano.
Este livro é um testemunho vivo, mas é também uma homenagem a todos os homens e a todas as mulheres que, tendo descido aos infernos, não permitiram que lhes fosse roubada a crença num ideal de justiça e de liberdade, pelo qual lutaram heroicamente.
Documento histórico singular, No Limite da Dor é uma obra fundamental para se conhecer melhor uma página negra do passado recente de Portugal. Para que a História não se repita. Nunca mais.
Programa O Livro em Festa
De 22 de abril a 7 de maio
Telefone 210 976 100