«A Terra Treme» dia 15 de novembro
O Serviço Municipal de Proteção Civil promove esta sexta-feira, dia 15 de novembro, pelas 11.15 horas, o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico «A Terra Treme». A autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, irá participar no exercício juntamente com Junta de Freguesia de Amora.
A iniciativa tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo e em qualquer lugar, praticando apenas os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
- Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
- Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
- Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
Em 2018, esta iniciativa contou com 159 850 participantes de organismos públicos e empresas, 51 2679 da comunidade escolar e 8789 particulares.
A Terra Treme coincide com o World Tsunami Awareness Day e está enquadrada nos objetivos e prioridades estabelecidas pelo Quadro de Sendai 2015-2030, que fomenta a resiliência da sociedade às catástrofes.
A participação na iniciativa poderá ser feita individualmente ou através da instituição, para tal deverá ser efetuado o registo online.
Partilhar