Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro

01 Jul '24

O Dia Municipal do Bombeiro simboliza o reconhecimento público pela população e autarquias da inestimável importância dos bombeiros do concelho que todos os dias estão ao serviço da comunidade e foi assinalado no dia 29 de junho.

As comemorações tiveram início às 9 horas com o desfile de viaturas dos corpos de bombeiros de Amora e do Concelho do Seixal, que percorreu várias ruas das freguesias até ao local da cerimónia, na zona ribeirinha de Amora (junto ao coreto), ao que se seguiu a formatura e o desfile. No final, os presentes visitaram a exposição das diferentes tipologias de viaturas que prestam socorro às populações.

Na ocasião, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, aproveitou para elogiar o trabalho dos soldados da paz: «Os bombeiros são o braço direito da proteção civil. Eles são os principais intervenientes ao nível do socorro e salvamento, e são também importantes na prevenção e mitigação de catástrofes, para além da informação e sensibilização junto da população. Neste concelho, temos atualmente quase 200 bombeiros no ativo, que dispõem de cerca de 70 veículos em funções operacionais de socorro e de combate a incêndios».

O presidente destacou igualmente «a grande quantidade de jovens bombeiros, demonstrando que o exemplo de valores como a coragem, o altruísmo, a paz, bem como o sacrifício, estão salvaguardados para o futuro do nosso concelho».

Ainda durante o seu discurso, o edil alertou que «apesar de toda a importância do trabalho dos bombeiros, estes continuam a ser negligenciados pelo governo em matéria de financiamentos, substituindo-se a autarquia ao poder central no apoio aos mesmos», reforçando que a câmara comparticipou com 30 000 € a aquisição de equipamentos de proteção individual para incêndios urbanos e industriais, «para melhor corresponder à evolução do funcionamento dos serviços e crescente qualidade prestado pelos bombeiros destas duas corporações às nossas populações».

O concelho do Seixal dispõe de duas associações humanitárias de bombeiros mistos, a de Amora e do Concelho do Seixal, que dispõem de quatro aquartelamentos distribuídos territorialmente no município, para estarem mais próximos do cidadão e com capacidade de resposta com rapidez ao socorro das populações.