Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes

09 Out '24

Para comemorar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, que se realiza no próximo dia 13 de outubro, cujo tema para 2024 é a «capacitação e sensibilização de crianças e jovens», o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) promove um conjunto de ações.

Enquanto cidade resiliente, o município do Seixal comemora a data com várias atividades de sensibilização. No âmbito do projeto Escola Resiliente 2023-2024, no dia 15 de outubro, serão entregues 25 diplomas de reconhecimento e esforço das escolas em implementar as boas práticas e a promoção da resiliência, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Nos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, também no dia 15 de outubro, às 18.30 horas, acontecerá a sessão de acolhimento de 22 voluntários do SMPC. Durante o mês de setembro, decorreu o período de candidaturas à bolsa de voluntários. Esta bolsa de voluntariado em proteção civil tem a finalidade específica de atuação e prevenção e de apoio a ocorrências, sempre que se justifique a ampliação dos meios humanos.

Dirigido ao público escolar, no dia 28 de outubro, o SMPC promove uma palestra na Escola Secundária João de Barros, tendo como tema os sismos. Saber o que fazer antes, durante e depois, identificar as causas e consequências e quais os procedimentos a adotar no âmbito da prevenção, autoproteção e atuação em caso de sismo e conhecer os pontos de encontro a utilizar em caso de sismo são alguns dos temas que serão abordados.

A Câmara Municipal do Seixal inaugurou, no presente ano, 8 pontos de encontro no concelho. Estão identificados no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil como locais de concentração e reencontro da população que, ao ser confrontada com a insegurança de estruturas e infraestruturas, resultantes de um evento sísmico, necessite de se deslocar para uma área aberta e de risco reduzido.

A comemoração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas em 1989, realiza-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e no comprometimento nacional com as metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, designadamente no que respeita à governação, tendo presente o risco, e à capacitação das autoridades locais na promoção de comunidades mais resilientes.

A data tem como propósito a sensibilização dos governos, organizações e cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta perante a ocorrência de acidente graves ou catástrofes.