Autarquia adquire viatura para apoio à saúde de proximidade

04 Fev '22

A Câmara Municipal do Seixal assinou hoje um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Hospital Garcia de Orta, no âmbito do projeto municipal Saúde sobre Rodas, com vista à cedência gratuita do direito à utilização da Unidade Móvel de Saúde.

A cerimónia, realizada na zona ribeirinha do Seixal, perto do cacilheiro Lisboa à Vista, incluiu uma visita à nova viatura, adquirida e preparada pela autarquia para o serviço de saúde de proximidade às populações, num investimento de cerca de 75 000 euros, com o objetivo de dar a conhecer as suas características e valências.

Assente numa parceria entre as três entidades, o projeto incide sobre diversas áreas, designadamente a promoção da adesão aos programas de saúde infantil, materna, do adulto e do idoso, o controlo da diabetes e da hipertensão arterial, a monitorização e atualização do Plano Nacional de Vacinação, a promoção da adesão ao planeamento familiar, a promoção à adesão terapêutica, a realização de sessões de educação para a saúde com o objetivo de fomentar a prática de estilos de vida saudáveis, a prevenção da tuberculose, a realização do teste rápido de VIH a utentes com comportamentos de risco identificados, entre outras.

«Apoiar e desenvolver medidas que visam a promoção da saúde e a prevenção das doenças tem sido um dos objetivos primordiais da Câmara Municipal do Seixal. Exemplo deste comprometimento é, entre outros aspetos, o desenvolvimento do projeto de cooperação intersetorial Seixal Saudável e da integração do município nas redes europeia e portuguesa de Cidades Saudáveis. A cedência desta viatura é mais um contributo da autarquia para o bem-estar dos munícipes», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

A viatura está equipada com dois gabinetes (um para consultas, que requeiram observação, e outro que pode funcionar tanto para consultas como para zona de espera), instalações sanitárias, frigorífico com temperatura controlada para medicação e sistema de ar condicionado. Conta ainda com um toldo exterior, que possibilita a criação de uma zona que pode servir para espera ou para apoio a sessões de sensibilização, e com um kit de rampas telescópicas para acesso com cadeira de rodas.

O projeto Saúde sobre Rodas foi implementado em 2004, no âmbito do Projeto Municipal Seixal Saudável, visando a prestação de cuidados de saúde a grupos prioritários em contexto comunitário, com recurso a uma unidade móvel.