A importância dos prados de sequeiro

19 Abr '23

Os espaços verdes do concelho do Seixal têm cerca de 95 hectares de área. Metade desta área são revestimentos com prados de sequeiro, essenciais na resposta às alterações climáticas e promoção da biodiversidade em meio urbano.

Entre as principais funções de um prado de sequeiro estão: as taxas elevadas de captação de CO2 no solo, o aumento da fertilidade, redução da erosão e aumento da retenção da humidade do solo, a fixação biológica de azoto, o aumento da biodiversidade, funcionando como refúgio e fonte de alimento para algumas espécies polinizadoras e auxiliares. Têm também benefícios económicos, pelos baixos custos de instalação e de manutenção que representam.

O grande objetivo de um prado de sequeiro consiste em assegurar uma grande produção de sementes (banco de sementes) das espécies e variedades que foram semeadas inicialmente, garantindo uma longa persistência e excelente produtividade. Para isso é necessário concentrar os esforços numa condução que favoreça uma abundante produção de sementes, nomeadamente através da utilização de espécies anuais de leguminosas de ressementeira natural ou autossementeira, que devido à dureza das suas sementes podem perdurar no tempo e permitir regeneração anual destes prados, sem necessidade de qualquer operação ou custo adicional, à exceção da fertilização anual recomendada.

Para maximizar a produção de semente de um prado de sequeiro são respeitadas as seguintes regras:

• São deixados em repouso completo a partir do aparecimento das primeiras flores, o que ocorre geralmente no fim de fevereiro, pelo que a partir desta altura e até ao secar completo do pasto não são realizados cortes. Este repouso vai assegurar que as espécies semeadas cresçam e floresçam livremente, dando assim origem a uma abundante produção de semente.

• Só poderão ser feitos novos cortes após a secagem completa das plantas, o que sucede geralmente em junho. Durante o verão, é fundamental que o pasto seco seja cortado e, se possível, removido, pois os resíduos causam dificuldades na germinação das sementes, e a consequente perda de qualidade de prado. Esta recomendação é válida para qualquer idade do prado.

• O corte do pasto seco é indispensável para que as sementes sejam libertadas e bem aconchegadas ao solo, facilitando a sua germinação e desenvolvimento após as primeiras chuvas. Por vezes, também são associadas a algumas leguminosas gramíneas anuais e perenes, selecionadas pela sua perfeita adaptação a condições específicas de solo e clima, resultando em prados muito persistentes e com baixo custo de manutenção, que melhoram progressivamente a fertilidade do solo.

Assim, a Câmara Municipal do Seixal tem definido objetivos estratégicos ao nível das operações de manutenção dos espaços verdes, tais como as operações e corte anuais de prados de sequeiro, com o objetivo de aumentar a biodiversidade e promover a regeneração natural dos prados e vegetação espontânea.