Autarquia realiza Roteiro das Energias Renováveis

20 Jul '23

A autarquia realizou, no dia 19 de julho, o Roteiro das Energias Renováveis, com o objetivo de dar a conhecer aos associados da Agência Municipal de Energia do Seixal e aos membros da Associação das Agências de Energia e Ambiente as energias renováveis que estão a ser utilizadas em vários setores de atividade.

A primeira visita deste roteiro foi à Central Fotovoltaica do Seixal, em que anualmente são produzidos 31657 megawatts de energia elétrica que permitem o abastecimento a 9 mil famílias.

Foram também visitados equipamentos onde estão a ser utilizados painéis solares para aquecimento de águas, como é o caso da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, e os edifícios municipais com postos de carregamento elétrico da frota municipal. O Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, que integrou este roteiro, aderiu ao Programa Municipal para a Instalação de Sistemas de Produção de Energias Renováveis, o qual permitiu ao clube uma poupança energética de cerca de 20 por cento, desde 2019.

Por fim, foram visitadas as empresas envolvidas no projeto pioneiro de injeção de hidrogénio verde na rede de gás natural, a Gestene, que produz o hidrogénio verde, e a Floene, empresa distribuidora de energia. A mistura de hidrogénio verde com gás natural está atualmente nos 12 por cento mas pode ir até aos 20 por cento.

Recorde-se que no âmbito do Pacto de Autarcas, a Câmara Municipal do Seixal reduziu as emissões de CO2 em 47,6%, e está a trabalhar para superar a meta prevista para 2030, que aponta para uma redução de 40%.

Como referiu o vereador do Pelouro da Energia, Joaquim Tavares, a autarquia está a implementar medidas com vista ao reforço da eficiência energética através de um maior recurso às fontes de energia renováveis. Recentemente, o município aprovou um novo Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima.