Destruição de 117 ninhos da vespa asiática

06 Set '23

Os serviços municipais têm vindo a proceder à identificação e remoção de ninhos de vespa asiática ou velutina no concelho. Apesar de a deteção e os avistamentos de ninhos serem mais frequentes no verão, época em que a atividade das vespas é maior e são removidos mais ninhos, este processo mantém-se ao longo do ano.

Com o apoio dos munícipes, têm sido detetados inúmeros ninhos, não só em árvores de espaços verdes, mas também em telhados, varandas, telheiros e estores, e a autarquia tem procedido à remoção dos mesmos. No ano de 2022, os serviços municipais da Divisão de Higiene Urbana removeram 84 ninhos, e até 31 de agosto de 2023, eliminaram 117 ninhos.

A autarquia está envolvida num projeto nacional, dinamizado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV), no âmbito da Rede Nacional de Vigilância Ativa da Vespa Velutina, denominado de Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal.

Neste âmbito, as equipas municipais procederam à instalação, em janeiro de 2023, de duas armadilhas entomológicas em locais estratégicos de terrenos municipais, em Belverde e na Lobateira, com vista à monitorização ativa da vespa asiática no concelho do Seixal.

Pretende-se, com estas armadilhas, obter a cartografia da invasão e padrões de evolução territorial, com o objetivo de diminuir o impacto causado nas zonas onde já se encontra instalada, contribuir para erradicar novos focos em regiões não ocupadas e avaliar o impacto da vespa asiática sobre os ecossistemas e sobre os serviços de polinização que suportam.

A vespa velutina, usualmente conhecida por vespa asiática é uma espécie exótica invasora e os principais efeitos da sua presença manifestam-se nas seguintes vertentes:

• Apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, que dizima colmeias em pouco tempo, leva ao desequilíbrio e sustentabilidade dos ecossistemas.
  • Segurança pública – não são consideradas mais agressivas que a espécie europeia, porém, se sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, podendo realizar perseguições algumas centenas de metros.

O reporte de informação com visualização de ninho de vespa asiática deverá ser remetido para o email seixal.limpo@cm-seixal.pt, através da aplicação Eu Participo ou da ferramenta STOPvespa.