Dia Nacional da Sustentabilidade celebrado a 25 de setembro

22 Set '23

A 25 de setembro, celebra-se pela primeira vez em Portugal o Dia Nacional da Sustentabilidade, uma data simbólica, que foi o dia em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta data, que será comemorada anualmente, pretende contribuir de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável, como referido na Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, que institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

A Câmara Municipal do Seixal aderiu, em março de 2021, à plataforma ODSlocal, com a finalidade de dar o seu contributo para o alcance das metas instituídas pelas Nações Unidas, na Agenda 2030, que aborda, entre outras, várias dimensões do desenvolvimento sustentável e, assim, contribuir para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Esta plataforma é uma ferramenta online inovadora, que distingue os municípios que se destacaram e as práticas que desenvolvem, constituindo-se como um pilar fundamental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O concelho do Seixal tem atualmente 127 indicadores de progresso e 22 projetos inscritos nesta plataforma, com práticas inovadoras e sustentáveis e que cumprem pelo menos dois ODS, entre eles o Seixal Criativo, o Amor’à Arte, a Seixalíada, entre outros. Além destes projetos, a autarquia tem ainda cinco exemplos de boas práticas: o Seixal On, vencedor de um prémio em 2022, o projeto Seixal Saudável, o Plano Educativo Municipal, a Rede Municipal de Hortas Urbanas do Seixal e o Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal – Espaço Cidadania. Desta forma, a câmara municipal tem assumido o seu contributo para o alcance das metas instituídas pelas Nações Unidas.

O cumprimento das metas da Agenda 2030 é algo que compete a todos, daí ser fundamental o envolvimento de todos os agentes locais na implementação dos ODS e a câmara municipal está também a desenvolver ações para promover a consciencialização dos ODS e sensibilizar para a importância do cumprimento das metas estabelecidas.

Consulte toda a informação sobre os ODS, na página dedicada a este projeto.

Juntos, vamos construir um mundo melhor!