Centro Municipal de Higiene Urbana de Fernão Ferro

07 Nov '23

Encontra-se em construção o Centro Municipal de Higiene Urbana de Fernão Ferro, um equipamento que pretende garantir toda a limpeza urbana da freguesia de Fernão Ferro.

Este centro estará equipado com varredoras, triciclos elétricos, carrinhas para recolha de monos, máquinas de lavagem, roçadoras, sopradores, desmatadores e equipamento de lavagem de varredoras.
Terá ainda seis contentores metálicos para separação de resíduos verdes, madeiras, resíduos de construção e demolição, resíduos elétricos e eletrónicos, monos, um compactador para cartão e outro para embalagens. Estes contentores irão também servir a população que quiser entregar os seus resíduos volumosos.
O espaço contará também com dois oleões, um para óleos alimentares usados e outro para óleos minerais.
O Centro Municipal de Higiene Urbana de Fernão Ferro irá funcionar com equipas operacionais a trabalhar em dois turnos (das 7 às 14 horas e das 14 às 21 horas).
É de referir que os resíduos a recolher neste centro não produzem cheiro e serão transportados para destino final assim que os contentores estiverem cheios. Além disso, todo o espaço levará uma cortina arbustiva ao redor.
A sua localização cumpre uma recomendação da Agência Portuguesa do Ambiente que, no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030, considera que a implantação destes ecocentros deve ser feita na malha urbana, em áreas mais acessíveis à população.
Este é o segundo equipamento do género no concelho, uma vez que já existe um em Santa Marta do Pinhal e um pouco por todo o país existem equipamentos semelhantes como são os casos do Ecocentro do Barreiro/Lavradio, Ecocentro da Ericeira, Ecocentro de Albufeira ou do Ecocentro de Valongo, situando-se todos eles no perímetro urbano dessas localidades.