Festa gastronómica faz as delícias dos amantes do bacalhau

21 Maio '24

O Seixal acolhe, entre os dias 23 de maio e 2 de junho, a festa gastronómica Bacalhau com Todos que, além de uma ampla variedade de pratos, propõe experiências gastronómicas e outras atividades especialmente direcionadas para os amantes do bacalhau e da gastronomia portuguesa.

Entre restaurantes, tabernas e bares, são 15 os espaços aderentes onde os visitantes terão a oportunidade de explorar de menus mais tradicionais aos mais inovadores. Entre os eventos especiais previstos estão incluídos jantares temáticos com dois chefes referenciados no Guia Michelin, showcookings, cocktails e bacalhau finger food e ainda a combinação de vinhos e bacalhau.

Serão onze dias de degustação, aliada ao convívio, fazendo jus às históricas campanhas do bacalhau, em que a passagem e permanência dos bacalhoeiros no Seixal contribuíam não só para transformar a economia da região, mas também a cultura gastronómica existente, criando tradições e cativando paladares que se perpetuam no receituário da região.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «com a realização deste evento, queremos que, ao caminhar pelas ruas do Seixal, se possa sentir o aroma apetitoso do bacalhau, recordando uma época em que esta indústria tinha uma influência social de relevo neste concelho, inclusive com a existência da seca do bacalhau, outrora instalada sobretudo na Ponta dos Corvos, onde se destacava a fábrica da seca de bacalhau da Companhia Atlântica de Pesca. Pretendemos também que o importante legado histórico e gastronómico das campanhas do bacalhau seja recordado pelas melhores razões, homenageando a resiliência de quem participou nesta história e a arte gastronómica que daí resultou. Desta forma, conseguimos reforçar a identidade gastronómica local e potenciar as vantagens da criação uma forte rede de parcerias institucionais».

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e tem a apresentação pública agendada para amanhã, 22 de maio, a partir das 18.30 horas, no restaurante Lisboa à Vista.

Em bacalhaucomtodos2024.pt é possível conhecer a agenda da iniciativa e quais são os restaurantes participantes e respetivos menus.