SeixalJazz regressa de 10 a 19 de outubro

06 Ago '24

O Festival Internacional SeixalJazz está de regresso de 10 a 19 de outubro, com os concertos a começarem às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e a partir das 23 horas no SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, com duas sessões. Os bilhetes estão já à venda na rede Bol e nas bilheteiras do Fórum Cultural do Seixal.

A programação do Festival Internacional SeixalJazz assume uma continuidade da linha programática que tem vindo a ser adotada nas últimas edições. No que se refere ao jazz norte-americano, a programação de 2024 apresenta dois projetos dos quais fazem parte alguns dos músicos mais relevantes da atualidade: por um lado, o pianista Vijay Iyer e, por outro, Kurt Rosenwinkel que trará o projeto THE NEXT STEP, considerado por muitos como marcante na história do jazz. Com eles virão ao Seixal músicos amplamente reconhecidos, como a contrabaixista Linda May Han Oh, o contrabaixista Ben Street e ainda o baterista Jeff Ballard, todos eles com sólidas carreiras, quer com projetos em nome próprio, quer em colaborações com outros músicos.

A fechar o festival, e à semelhança de anos anteriores, apresenta-se um jovem músico, instrumentista exímio e talentoso compositor, considerado como um dos músicos que irá definir o futuro do jazz, o vibrafonista Joel Ross.

No que se refere à participação de músicos portugueses, e ainda no palco do Auditório Municipal, apresentaremos um novo grupo da cena jazzística nacional, os Foca, que reúne vários músicos de referência, de diferentes gerações, que trazem para a música do grupo diferentes abordagens e sonoridades.

Destacam-se ainda dois projetos que refletem a vitalidade do jazz nacional, a sua expressão no jazz europeu e o reconhecimento internacional dos músicos portugueses. The Attic & Eve Risser que junta o saxofonista Rodrigo Amado à pianista Eve Risser, e ainda Gonçalo Almeida, no contrabaixo, e Onno Govaert, na bateria; e o projeto Trespass Trio, resultado da colaboração entre músicos noruegueses e suecos e que conta com a participação da trompetista portuguesa Susana Santos Silva.

Da programação do festival faz parte ainda o SeixalJazz Clube, espaço que recria um clube de jazz, de ambiente informal, privilegiando-se a apresentação de grupos nacionais e de projetos assentes na música improvisada e no free jazz.