Recolhidas 178 toneladas de roupa usada no Seixal

30 Ago '24

No primeiro semestre deste ano, foram contabilizadas mais de 536 mil peças de roupa desviadas de aterro e que tiveram uma segunda vida, informação divulgada pela Humana Portugal, instituição parceira do município na recolha seletiva de roupa usada no concelho.

A gestão destes materiais descartados traduziu-se em benefícios ambientais, já que a segunda vida das mais de 178 toneladas de roupa evitaram a emissão de 1090 toneladas de CO2, e benefícios sociais, no que respeita à criação de emprego verde, no apoio a projetos de cooperação para o desenvolvimento e programas sociais da autarquia. A quantidade recolhida tem também impactos diretos na economia circular no Seixal.

Esta recolha e valorização de têxtil permitiu ainda dedicar recursos à ação social. Mais concretamente, neste semestre, foram aplicados 8 174 euros nas hortas urbanas do município, em bens, serviços ou investimentos.

No concelho do Seixal, existe uma rede de 101 contentores de recolha de roupa na via pública e 35 contentores disponíveis em instituições e empresas privadas, que se encontram distribuídos por todas as freguesias e onde pode depositar os têxteis usados, como vestuário, calçado, acessórios e têxteis-lar.

Toda a roupa usada e os resíduos têxteis (trapos velhos, roupa estragada, entre outros) devem ser colocados nestes contentores dedicados e nunca nos contentores de lixo comum. Esta boa prática permite que toda a roupa usada possa ter o destino mais adequado, ou seja, a roupa em bom estado é triada por profissionais especializados e é-lhe dada uma nova vida numa vasta rede de lojas de roupa em segunda mão. Os resíduos têxteis, por sua vez, são encaminhados para desperdício, com a possibilidade de valorização das fibras têxteis.

Alerta-se que a roupa quando colocada no contentor do lixo acaba no aterro, sem qualquer aproveitamento. Está nas suas mãos dar-lhe uma segunda vida.

Conheça a localização exata dos contentores que estão disponíveis na sua freguesia no site oficial da Humana.