Os Músicos do Tejo | As Quatro Estações de Vivaldi

  • 05
    Domingo
    Janeiro 2025
16.00 h


Concerto de Ano Novo, com a direção musical de Marcos Magalhães.


Classificação etária: M/ 6 anos.

 

Sinopse

Composta em 1720 e publicada em Amesterdão, em 1725, com poemas que explicavam o que a música pretendia evocar, «As Quatro Estações» do italiano Antonio Vivaldi, é provavelmente uma das peças mais conhecidas da música clássica.

Esta obra-prima, que merece ser ouvida repetidamente, chega às festas de Natal por Os Músicos do Tejo, naquele que será um momento único para descobrir (ou redescobrir) uma obra fundamental da música.

Nesta interpretação, os poemas serão ouvidos em tradução portuguesa e, num espírito original e comunitário, o concerto terá não um, mas vários solistas a recriar os diferentes andamentos que a compõem.

Programa


Concerto N.º 1 em mi maior, op. 8 n.º 1, RV 269, «La Primavera» (primavera) – Solista Nuno Mendes

  1. Allegro
  2. Largo
  3. Allegro

Concerto N.º 2 em sol menor, op. 8 n.º 2, RV 315, «L'Estate» (verão) – Solista Raquel Cravino

  1. Allegro non molto
  2. Adagio
  3. Presto

Concerto N.º 3 em fá maior, op. 8 n.º 3, RV 293, «L'Autunno» (outono) – Solistas Sara Llano e Lígia Vareiro

  1. Allegro
  2. Adagio molto
  3. Allegro

Concerto N.º 4 em fá menor, op. 8 n.º 4, RV 297, «L'Inverno» (inverno) – Solista Denys Stetsenko

  1. Allegro non molto
  2. Largo
  3. Allegro

 

 

Biografia

Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. O seu trabalho tem sido orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras do património musical português inéditas ou pouco acessíveis, mas também desenvolver projetos inovadores e multidisciplinares, com artistas atuais, com vista a refletir criativamente sobre a música e o seu papel na sociedade de hoje.

No seu já extenso percurso, produziram cinco óperas em parceria com o Centro Cultural de Belém, apresentaram-se em inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro e gravaram seis álbuns.

Desde 2011, têm gravado exclusivamente para a editora Naxos, que assegura uma distribuição mundial.

Todos os álbuns tiveram excelentes críticas no âmbito nacional e internacional e um deles, «Il Mondo della Luna», foi nomeado para o melhor álbum clássico na edição de 2021 dos Play – Prémios da Música Portuguesa.

 


Bilheteira

  • Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
  • No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
  • Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre uma hora e trinta minutos antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

 
* Descontos

  • Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
  • 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
Público-alvo
Geral

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

Preço
6 euros (com descontos*)

Está aqui