Apresentação do Plano Educativo Municipal

02 Out '24

No dia 11 de outubro, sexta-feira, às 18 horas, será apresentado à comunidade escolar o Plano Educativo Municipal (PEM) 2024-2025, na Biblioteca Municipal do Seixal.

A iniciativa, em que estará presente a vereadora do Pelouro da Educação, Maria João Macau, pretende dar a conhecer a toda a comunidade educativa este instrumento estruturante da intervenção do Município do Seixal na área da educação, que agrega um vasto conjunto de programas de apoio e de oferta de projetos educativos.

Também estão integrados no PEM os programas de apoio regulares, como a Ação Social Escolar, a gratuitidade de refeições para todos os alunos do 1.º e 2.º escalão do pré-escolar e 1.º ciclo, o apoio ao movimento associativo de pais e encarregados de educação e a atribuição de bolsas de estudo, com o seu aumento em número. Entre outros programas que garantem o regular funcionamento dos edifícios escolares, o PEM disponibiliza simultaneamente informações úteis sobre a oferta educativa de cada escola e da rede de equipamentos culturais e desportivos municipais.

A nova edição do site do PEM já está online, uma plataforma moderna e interativa com um design intuitivo e fácil de utilizar, permitindo aos professores, educadores e alunos de todos os níveis de ensino realizar um conjunto de projetos em áreas tão diversificadas como o património, a leitura, o ambiente, a saúde, a cidadania, o desporto e os tempos livres, proporcionando à comunidade educativa a vivência de novas experiências.

A título de exemplo, salientam-se dois recentes projetos municipais: o Ecoescovão, com o objetivo de recolher as escovas de dentes descartadas pelos alunos, visando promover a saúde oral e a sustentabilidade ambiental entre os mais pequenos, comunidade escolar e população; e o Escape Room Energia, em que os jogadores serão convidados a entrar na fábrica Mundet, seguindo diversos tipos de pistas, para encontrarem a solução de um mistério que lhes permitirá concretizar a «fuga». Como complemento do jogo, serão dinamizadas outras atividades de sensibilização que visam reforçar o conhecimento sobre a eficiência energética e as energias renováveis.

Destaque ainda para duas novas áreas no site, uma de notícias relacionadas com os projetos do Plano Educativo Municipal e os programas de apoio a projetos e atividades escolares e a outra dedicada à multimédia.

Para este ano letivo 2024-2025, o tema do Plano Educativo Municipal associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, uma das datas mais importantes da nossa história contemporânea, com o lema «Seixal Liberdade», que destaca o papel fundamental da Revolução dos Cravos na promoção da liberdade, justiça social e valorização da escola pública.

O sucesso do PEM depende do trabalho de todos e do envolvimento de toda a comunidade educativa, contribuindo para a valorização e defesa de uma escola pública, universal e de qualidade.

Bom ano letivo!