Câmara Municipal continua a reforçar ações de desinfestação

06 Set '23

De janeiro a agosto de 2023, os serviços municipais de Higiene Urbana, garantiram 1787 desinfestações no concelho, com vista a manter o espaço público livre de infestações urbanas (baratas, ratos).

A Câmara Municipal do Seixal tem, desde 2017, o Plano Municipal de Controlo de Pragas Urbanas, com o objetivo de melhorar o controlo e tratamento das pragas urbanas, através da realização de tratamentos preventivos de desbaratização, desratização e desinsetização, que garantem a salubridade do espaço público, sendo também realizadas regularmente, estas ações nos equipamentos municipais, tais como, em piscinas, pavilhões, escolas, biblioteca, entre outros.

Os pesticidas utilizados nas desinfestações são designados de biocidas com ação residual, que estão devidamente homologados pelas entidades reguladoras, a Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e respeitam as Normas Internacionais de Boas Práticas de Aplicação de Biocidas.

A câmara municipal atua no espaço público, e estas ações de desinfestação são realizadas, em todos os coletores da rede pública de saneamento. As partes comuns dos condomínios e respetivas frações são da responsabilidade dos proprietários, e nestes espaços privados, recomenda-se que os moradores através dos seus condomínios ou individualmente, apliquem medidas de controlo de pragas urbanas e, assim, complementem o trabalho que a autarquia realiza no espaço público.

Recomendações para afastar roedores e baratas

Contribua para um concelho mais limpo, adotando boas práticas, evitando a propagação de pragas e a conspurcação do espaço público:

- Quando sair à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
- Não alimente animais na via pública;
- Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
- Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico, incluindo na sua viatura, onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade, e para evitar a tentação de os lançar pela janela;
- Acondicione devidamente os resíduos e não os deixe, nunca, na envolvente dos contentores.

Caso verifique infestações de ratos, baratas ou outro tipo de pragas urbanas no espaço público, solicite a respetiva desinfestação através do email seixal.limpo@cm-seixal.pt ou através da aplicação Eu Participo.

Consulte a calendarização de tratamentos preventivos no concelho.