Candidaturas aos prémios de sustentabilidade ODSlocal

24 Set '24

As candidaturas ao prémio ODSlocal são gratuitas e encontram-se a decorrer até ao dia 1 de outubro na Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal).

A plataforma ODSlocal irá distinguir três projetos a nível nacional que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação.

Além disso, o Prémio ODSlocal pretende ainda ser um apoio monetário individual aos projetos vencedores que concorrem na categoria «Projetos», a que se podem candidatar entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social.

As autarquias poderão fazer parte das candidaturas, em parceria com outras entidades, desde que não sejam as principais promotoras dos projetos. A inscrição é gratuita através do seguinte link.

Os projetos vencedores do Prémio ODSlocal serão anunciados publicamente na Conferência ODSlocal, marcada para dia 22 de novembro, às 14 horas, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal. O evento terá ainda transmissão online.

O concelho do Seixal tem atualmente 144 indicadores de referência e 25 projetos inscritos nesta plataforma e ainda exemplos de boas práticas (46) mais relevantes, tais como: o Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima do Município do Seixal, o Programa de Atividades Educativas da Biblioteca Municipal do Seixal, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal e o Projeto Seixal Saudável, entre outros. De referir que o projeto Seixal On foi considerado um exemplo de boa prática, sendo vencedor de um prémio em 2022.

Consulte toda a informação sobre o Seixal e os ODS aqui.